FURNAS participa de Oficina do ICMBio para a Conservação de Pequenos Felinos

Publicado em:


FURNAS participou entre os dias 10 e 12 deste mês da Oficina Final  do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação de Pequenos Felinos. O projeto, lançado em 2013 pelo Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), permitiu o dimensionamento das áreas onde vivem essas espécies, as ações necessárias para a sua preservação e as que serão prioritárias no ciclo 2019.

O encontro foi realizado no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), em Atibaia (SP), e contou com as presenças de especialistas de empresas de energia (FURNAS e AES Tietê), órgãos públicos (Departamento de Estrada de Rodagem/SP, Secretaria Estadual de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável/RS e Secretaria do Meio Ambiente/SP), universidades e consultorias ambientais.

Na ocasião, a bióloga de FURNAS, Clarice Cardoso, da Gerência de Gestão do Meio Físico-Biótico, destacou a importância do trabalho: "Nos monitoramentos de fauna e condicionantes dos licenciamentos, encontramos por vezes espécies ameaçadas. Esses dados podem ajudar ao ICMBio entender a distribuição destas espécies no território brasileiro, em áreas que poderiam não ser alvo de pesquisa, caso não houvesse o empreendimento".

Ela conta que na Usina Hidrelétrica de Batalha (GO), por exemplo, foram encontradas algumas espécies de felinos pertencentes ao PAN (Leopardus colocola, Leopardus tigrinus e Herpailurus yagouaroundi). "Devido a estes registros, importantes para o bioma Cerrado onde está inserida a usina, encontra-se em fase de planejamento um Programa de Monitoramento e Conservação de Pequenos Felinos, em atendimento a uma condicionante do IBAMA, a começar já em 2019.

Rogério Cunha de Paula, coordenador substituto do CENAP e um dos coordenadores do PAN, ressaltou o papel das empresas nesses estudos: "Elas trazem um conhecimento que nós, da área ambiental e os pesquisadores, não temos. Tem sido muito produtivo ter essas cabeças que pensam diferente dentro do grupo, pois elas norteiam  as ações de licenciamento para serem  mais assertivas e efetivas para a conservação das espécies".

Além da colaboração em eventos voltados para a conservação da biodiversidade, FURNAS preza pela divulgação dos dados de fauna através de publicações didáticas, como é o exemplo do Guia de Mamíferos da Área de Influência da Usina Hidrelétrica de Batalha, disponível para download aqui.
 

Por: Magda Nunes Rocha