FURNAS licita Revisão Periódica de Segurança de Barragens de usinas hidrelétricas

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


FURNAS abriu licitação para contratar empresa especializada na elaboração da Revisão Periódica de Segurança de Barragens (RPSB) de 12 usinas hidrelétricas da companhia. O processo cumpre determinação da Política Nacional de Segurança de Barragem (Lei 12.334/2010) para verificar o estado geral de segurança destas estruturas, considerando os critérios do projeto, a atualização dos dados hidrológicos e as alterações das condições a montante e a jusante da barragem.  

A Resolução Normativa nº 696 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de 15 de dezembro de 2015, estabelece prazo de sete anos para a conclusão das Revisões Periódicas. No caso de FURNAS, o prazo de conclusão das RPSBs é dezembro de 2022.

Há mais de 40 anos, o corpo técnico de FURNAS executa seu protocolo de controle de segurança de barragens, que inclui inspeções regulares e manutenções corretivas e preventivas. A contratação prevista em lei de empresa especializada complementa as medidas de segurança já colocadas em prática pela empresa.

O edital da licitação está disponível no site de FURNAS (Fornecedores/Editais). As propostas deverão ser entregues até 10h do dia 21 de agosto, na Rua Real Grandeza, 219 / sala 705, do bloco B, em Botafogo (RJ). As usinas contempladas são: Furnas, Luiz Carlos Barreto de Carvalho, Marechal Mascarenhas de Moraes, Marimbondo, Porto Colômbia, Corumbá I, Itumbiara, Batalha, Manso, Funil, Simplício e Serra da Mesa.
 

Por: Imprensa