FURNAS recebe o Selo Empresa Amiga da Criança

Publicado em:
Crédito: Teresa Travassos
Marcos Machado recebeu o Selo de Daniella Cristina Martins

 

A Gerência de Responsabilidade Sociocultural de FURNAS (GRS.P) promoveu, em seu Escritório Central, o primeiro encontro "A atuação da empresa no enfrentamento do trabalho infantil e valorização da aprendizagem profissional" com o objetivo de trazer o diálogo e a troca de experiências entre profissionais atuantes em prol dos direitos das crianças e adolescentes. Na ocasião, o gerente da GRS.P Marcos Machado recebeu das mãos de Daniella Cristina Martins, da Fundação Abrinq, o Selo Empresa Amiga da Criança, um programa que reconhece o engajamento das instituições na prevenção e combate à exploração do trabalho infantil e já beneficiou mais oito milhões de crianças e adolescentes desde seu lançamento (1995).

Machado ressaltou a importância do tema para a organização. "Nossas ações estão alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Para esse assunto tão nobre, trabalhamos em consonância com os ODS 8 - Emprego Digno e Crescimento Econômico e 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Que todos saiam deste encontro cientes da responsabilidade que temos frente a esta causa", enfatizou.

Já Maria América Ungaretti, representante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município do Rio de Janeiro, enfatizou que "se hoje temos crianças e adolescentes protegidos é o resultado de ações contínuas", como a criação do Programa de Prevenção do Trabalho Infantil (PETI), da Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil integrada aos fóruns estaduais e do Plano de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador. A legislação avançou, mas para Maria América sobram desafios. "É preciso investir em uma educação de qualidade e em políticas públicas adequadas, eficientes e democráticas. Crianças e adolescentes têm que ter dignidade, cuidado, ética, respeito, honra e justiça", completou.

A primeira mesa temática "Boas práticas empresariais de FURNAS" trouxe as palestras "A parceria de FURNAS com a ABTH – Associação Brasileira Terra dos Homens – no atendimento a população do Centro Comunitário Vila Santa Tereza", com a representante da ABHT Claudia Cabral e a "A parceria FURNAS/ Cedeca RJ na disseminação do Estatuto da Criança e do Adolescente" com Vera Cristina Souza, do Cedeca RJ. Claudia Tenório, assistente social de FURNAS, fechou o painel. "Unimos nossa política de responsabilidade social com o expertise e as ferramentas das ONGs na articulação de estratégias preventivas", disse Claudia.

Os painéis "O desafio do trabalho infantil no Brasil", com Eugênio Santana Marques e Deildo Jacinto, da Superintendência Regional do Trabalho MTE-RJ e do PETI do município do Rio de Janeiro, respectivamente, e "A valorização da aprendizagem profissional", com Antonio Aldemir Silva, do Programa Jovem Aprendiz de FURNAS também fizeram parte da programação.


ODS, o que são? 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, adotados em setembro de 2015 por todos os 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), focam na redução da pobreza, na garantia de direitos humanos e na preservação do ecossistema global. O ODS 8 tem por meta promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos. Já o ODS 16 visa promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
 

Por: Eleonora Brazão