Trabalho acadêmico avalia erosão de solos tratados com cal

Publicado em:
Crédito: Arquivo Furnas


Ricardo Moreia Vilhena, geólogo, atualmente na Divisão de Obras Centro-Oeste, defendeu recentemente, pelo Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da Universidade Federal de Goiás, sua dissertação de Mestrado em Engenharia Civil, intitulada Soil Stabilization with Lime for Reservoir Shorline Erosion Control.

O trabalho consistiu na avaliação da erodibilidade de solos tropicais tratados quimicamente com cal em ensaios que simulam o efeito do impacto de ondas e do escoamento superficial de água, nas margens do reservatório da barragem de Itumbiara (GO/MG). Além disso incluiu modelagem do fetch do reservatório, com objetivo de elaborar mapa do potencial de erosividade da onda, por meio de técnicas de geoprocessamento, para definição da área para coleta de amostras.  

A pesquisa experimental é um dos produtos do P&D Aneel, Desenvolvimento e Utilização de Técnicas de Bioengenharia em Solos para fins de Controle de Processos Erosivos no Âmbito de Empreendimentos de Usinas Hidrelétricas, em especial em Margens de Reservatórios. O projeto é coordenado pela Gerência de Serviços e Suporte Tecnológico e com previsão de conclusão em 2020.
 

Por: Luiz Fajardo