Técnicos de FURNAS participam de simulações de ataques virtuais

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS
Representantes do Setor Elétrico que participam do Exercício Guardiões Cibernéticos 2.0, no Distrito Federal

 

Representantes de FURNAS e outras instituições do setor elétrico brasileiro participam, no Distrito Federal, do Exercício Guardiões Cibernéticos 2.0, coordenado pelo Comando de Defesa Cibernética do Ministério da Defesa. O objetivo do treinamento é ajustar ações de proteção a ataques virtuais em diferentes segmentos de atividade econômica. 

As atividades ocorrem no Simulador de Operações de Guerra Cibernética (Simulador Virtual – SIMOC), localizado no Forte Marechal Rondon, em Sobradinho. Os exercícios simulam respostas a ataques de hackers com diferentes níveis de complexidade, tendo como alvo as redes corporativas e operativas das companhias participantes. 

Estão concentrados no Forte Marechal Rondon colaboradores e gestores de empresas públicas e privadas dos setores financeiro, telecomunicações, elétrico e nuclear, além de pesquisadores e representantes dos ministérios da Defesa, Justiça, Relações Exteriores, Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea, entre outros órgãos.

Participam também das atividades, como observadores, o capitão de fragata e integrante do Centro de Excelência de Cibernética da Otan (CCDCOE, na sigla em inglês) Michael Widemann e o consultor da Agência Internacional de Energia Atômica Tommy Nielsen.

Nesta quarta-feira, os participantes do Guardiões Cibernéticos 2.0 recebem visitas de diretores das empresas envolvidas na ação, visitando os gabinetes de crise montados para os exercícios. O diretor de Operação e Manutenção de FURNAS, Djair Roberto Fernandes, é um dos convidados. 

A equipe de FURNAS é composta pelo superintendente de Operação, Marco Antônio Ramos; os gerentes de Automação, Supervisão e Controle, João Silvério Pereira; Comunicação Social, Isabel Tostes; Operação, Robson de Matos Fernandes; e Análise e Gestão da Proteção, Walmer Ferreira Soares; as engenheiras de telecomunicações Maria Cristina Carvalho e Rosana Passos Landi; e o gerente de Sistemas de Telecomunicações Diogo Guimarães Alves. 

Também integram a iniciativa técnicos de Itaipu, Cteep e Operador Nacional do Sistema (ONS). O Exercício Guardiões Cibernético segue até esta quinta-feira (4).
 

Por: Leonardo Cunha