Empregados da Usina de FURNAS participam de palestra sobre Plano de Ação Emergencial

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


A gerência da Usina Hidrelétrica (UHE) de Furnas, em Minas Gerais, realizou reunião com cerca de 80 colaboradores que trabalham na área industrial da unidade para divulgação das ações que constam no Plano de Atendimento de Emergência (PAE) da usina. 

Instituído pela Lei 12.334/2010, que estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragem, o PAE tem caráter preventivo. O documento define os procedimentos de resposta a eventuais situações que ameacem a estabilidade das barragens brasileiras e suas estruturas associadas. 

O gerente da Usina de Furnas, Allylson Teixeira, abordou durante a palestra temas como a Rota de Fuga da área industrial da hidrelétrica, identificação e análise de possíveis situações de emergência, caracterização dos níveis de segurança, procedimentos de emergência, fluxograma das ações do PAE e estudos de inundação e rompimento (dambreak).

Teixeira também informou que FURNAS prepara a aquisição de placas de sinalização e sirenes de alertas, e que posteriormente serão realizados simulados de abandono da área industrial a partir de um hipotético rompimento da barragem.
 

Por: Leonardo Cunha