FURNAS realiza mais uma etapa do Projeto de Braços Abertos

Publicado em:
O momento da chegada / Crédito: Divulgação


Foi realizada mais uma etapa do Projeto de Braços Abertos, que recebe o patrocínio de FURNAS através da Lei de Incentivo ao Esporte. O local escolhido para a corrida de 5 Km foi a comunidade do Borel, na Tjuca, zona norte do Rio de Janeiro.  A primeira prova de 2019 contou com cerca de 800 corredores de diversas idades e classes sociais, rendendo 1.600 kg de alimentos doados à Associação de Moradores local. Foi a 26° edição do projeto, que começou em 2012.

Entre os corredores, Antonio Claudio Marinho, colaborador de FURNAS, exibia orgulhoso sua medalha e enaltecia a iniciativa. "É um projeto muito bom, que promove a nossa integração com as comunidades. Para mim, foi um percurso desafiador já que era formado por quase 1 km de subida. Quero repetir a experiência", contou o 1º colocado entre os corredores da empresa e o 23º na classificação geral.

Já na categoria Comunidade (válida apenas para moradores da própria comunidade sede), Uidson Alves tinha motivos de sobra para comemorar. Ele venceu, pela quarta vez consecutiva, e será novamente patrocinado pela ação Adote um Atleta, que fornece materiais esportivos e assessoria de treinos durante um ano. Maria da Natividade foi a mais bem colocada no feminino e também foi agraciada com a premiação especial.

"Eu sou professor de artes marciais aqui no Borel e tenho um projeto social, então sei da importância, principalmente para a criançada, que é bem carente de eventos assim. Agora sou tetracampeão e a ajuda que recebo com o Adote um Atleta me incentiva a seguir correndo e treinando cada vez mais forte, tanto nas lutas quanto no atletismo", relatou Uidson.

Outra ação realizada pelo Braços Abertos foi a capacitação profissional de 100 moradores do Borel, Chácara do Céu, Casa Branca e Morro da Cruz, que trabalharam na equipe de staff do projeto e receberam seus certificados. Ao longo de suas edições, mais de dois mil moradores foram capacitados.

"A integração dos atletas com a comunidade, o fortalecimento da cultura local e a realização dos cursos de capacitação, que apresentam uma perspectiva de melhoria da qualidade de vida dos participantes, foram os pontos mais significativos do projeto. Nossos colaboradores, assim como os demais corredores, precisaram superar um percurso cheio de subidas e descidas, vivenciando o que é o dia a dia dos moradores do Borel e de tantas outras comunidades cariocas. Não tenho dúvidas do quanto foi importante e significativo o apoio de FURNAS", declarou Isabella Dantas, gerente substituta de Responsabilidade Sociocultural de FURNAS.


Outras ações


O projeto De Braços Abertos conta, também, com ações que visam descobrir outros talentos locais. Fotografe esta Ideia premia as três fotos mais curtidas no Instagram que foram tiradas durante a corrida. O objetivo é divulgar diferentes ângulos das comunidades através do olhar dos participantes. Já o Grafite Seu Esporte revitaliza muros e áreas degradadas por meio da grafitagem. A montagem desta galeria a céu aberto é feita, durante o circuito, por um artista e jovens da comunidade contemplada.
 

Por: Eleonora Brazão