FURNAS e Ibase lançam publicações sobre o projeto Núcleos de Integração Comunitária

Publicado em:
Crédito: Divulgação
Mambucaba, em Angra dos Reis (RJ), é uma das localidades beneficiadas pelo projeto

 

FURNAS  e o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) lançaram cinco publicações do projeto Núcleos de Integração Comunitária. As obras, disponíveis no site do instituto, reúnem os diagnósticos sociais participativos realizados em bairros de Angra dos Reis e Itatiaia, no Rio de Janeiro; Ibiraci, em Minas Gerais; Mogi das Cruzes, em São Paulo; e Foz do Iguaçu, no Paraná.

O objetivo do Núcleos de Integração Comunitária é promover o desenvolvimento local por meio de metodologia que levam à construção coletiva de mecanismos que qualificam e potencializam a ação comunitária na busca da melhoria dos territórios em que vivem, assim como a ampliação de seus direitos de cidadania. 

A publicação dos diagnósticos sociais participativos é a primeira etapa de consolidação do projeto. As obras são consideradas ferramentas indispensáveis de apoio a todas as demais ações de mobilização e à tomada de decisão das próximas etapas da implantação do referido projeto. "Tanto os Diagnósticos quanto os Planos de Ação permitem ao Fórum se apresentar, negociar  parcerias e se mostrar organicamente estruturado", exemplifica a pesquisadora Sandra Plaisant.

O Ibase é parceiro de FURNAS desde 2005 na implantação do Núcleos de Integração Comunitária.
 

Por: Leonardo Cunha