Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Publicado em:
Crédito: Alyne Silva


27 de julho é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, no Brasil. A data é símbolo da luta dos trabalhadores por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho. FURNAS vem atuando, de forma eficaz, em prol da qualidade de vida e do bem-estar de seus colaboradores. Suas ações incluem a capacitação de seu corpo funcional através de treinamentos, palestras, inspeções de segurança e campanhas de segurança e saúde.

Os treinamentos de segurança se baseiam nas instruções normativas NR 35 (trabalho em altura), NR 33 (espaço confinado) e NR 10 (segurança em instalações elétricas e suporte básico à vida). FURNAS realiza também, anualmente, campanhas de vacinação contra a gripe e a favor da doação de sangue.


Treinamento em NR 35 (trabalho em altura)
 

No dia 5 de julho, mais um avanço por meio do direito de recusa. A Circular n 008.2019 determina que "todo trabalhador a serviço de FURNAS, independentemente de sua posição hierárquica, deverá interromper atividade ou tarefa, assim como embargar local de trabalho, que apresente condições inadequadas de trabalho, que coloque em risco a integridade física ou a saúde de pessoas ou risco de dano ao meio ambiente de trabalho, comunicando imediatamente o fato ao seu superior imediato".

Para Sergio Ricardo Fernandes, gerente de Segurança do Trabalho e Saúde, o apoio da Alta Administração tem feito toda diferença para garantir números positivos nesta empreitada. "O exemplo está vindo de cima. Somos chamados, frequentemente, para reuniões de diretoria para abordarmos questões relativas à segurança. A direção da casa tem o entendimento que o nosso trabalho é preventivo", aponta Sergio Ricardo Fernandes.

Fernandes também enfatiza que "a segurança e a saúde do trabalhador é fundamental para a estratégia da empresa, pois o nosso maior patrimônio são empregados, que devem usufruir de condições plenas para o exercício de suas funções". E completa: "Esse é um dever de todos. Precisamos criar uma cultura de segurança em FURNAS".


História


No início da década de 70, a iniciativa do Banco Mundial em cortar os financiamentos para o Brasil caso o quadro de acidentes de trabalho não fosse revertido, resultou na publicação das portarias nº 3236 e 3237, em 27 de julho de 1972. Essas portarias regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizavam o artigo 164 da CLT.  Dessa forma, o Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários.


Vídeo


Confira, abaixo, a animação produzida pela Eletrobras que apresenta informações sobre o principal tipo de acidente do trabalho e fornece dicas de prevenção. A redução desse tipo de acidente é uma das metas do Desafio 23, Excelência Sustentável, Plano Diretor de Negócios e Gestão da holding, para o período de 2019 a 2023.


 

Por: Eleonora Brazão