Reforço na Subestação de Itaberá diminui desligamento de linhas de transmissão para controle de tensão

Publicado em:
Crédito: Christian Souza Santos

Entrou em operação na madrugada da última segunda-feira (29/07) na Subestação de Itaberá (SP) o reforço 6R, que consiste na implantação de um banco de reatores de barra 765kV de (3+1) x 110Mvar (330Mvar), e instalação do respectivo vão de conexão associado, classificado como reforço das instalações de transmissão da Rede Básica, para o adequado desempenho do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Este é o segundo banco de reatores de barra, somando-se a outros três de mesma potência já existentes, instalados nas três entradas de linha oriundas da Subestação de Ivaiporã (PR). A obra foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), através da Resolução Autorizativa nº 5.822/2016 de 10.05.2016.

Com um investimento de cerca de R$ 24 milhões e Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 6,03 milhões (base jun/16), o empreendimento foi implantado pela Diretoria de Engenharia, por meio da Superintendência de Empreendimentos de Transmissão e suas gerências, com importante atuação da Diretoria de Operação através de sua Superintendência de Produção Sudeste e Gerência de Produção São Roque.

Para implantação desse 2º Banco de Reatores de Barra, fez-se necessária a instalação do Vão de Conexão Associado, composto de 01 Disjuntor 750kV, 03 Chaves Seccionadoras 750kV, Transformadores de Corrente e Para raios 750kV, além de Sistemas de Proteção e Controle, Obras Civis, Estruturas Metálicas e Torres de Blindagem, pelo período de 12 meses.

Por: Luiz Fajardo