Campanha Agosto Lilás

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


Agosto Lilás é uma campanha realizada anualmente, durante o mês de agosto, em alusão à data de sanção da Lei Maria da Penha, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o fim da violência contra mulheres.

A Lei Maria da Penha (11.340/2006) define os tipos de violência (sexual, física, psicológica, moral e patrimonial) contra a mulher e aponta formas de evitar ou punir a agressão a partir de uma relação de conveniência, afeto ou laço consanguíneo - e se aplica aos maridos, namorados, filhos, sogros, padrastos - que morem ou não na mesma casa que a mulher - e aos ex-companheiros. A Lei também protege a mulher que sofre violência praticada por sua namorada, esposa ou companheira.

Entenda os tipos de violência:

  • Sexual: Forçar relações sexuais; impedir a mulher de previnir a gravidez; forçá-la a engravidar ou ainda forçar o aborto quando ela não quiser.
  • Emocional ou Psicológica: Xingar, humilhar, ameaçar, amedrontar; criticar e desvalorizar suas opiniões; controlar tudo o que ela faz.
  • Moral: expor a vida íntima do casal para outras pessoas, inclusive nas redes sociais; humilhar a mulher publicamente.
  • Patrimonial: Controla, reter ou tirar dinheiro dela; destruir documentos pessoais.
  • Física: Bater, espancar, torturar.

A mulher, sofrendo algum tipo de violência, poderá procurar a Delegacia da Mulher (DEAM) de sua cidade e, em caso de emergência, ligar para 190 e pedir apoio da polícia.

Existe ainda o Disque 180 - Canal criado pelo Governo Federal para atendimento em todo o país (Ligação gratuita e sigilosa, funciona 24 horas, todos os dias da semana).

O Cine FURNAS Cultural aderiu à Campanha Agosto Lilás, e iluminou seu letreiro para reforçar o apoio.
 

Por: Eleonora Brazão