FURNAS sedia seminário sobre rumos da energia nuclear no Brasil

Publicado em:
Crédito: Teresa Travassos

Sessão de abertura do Sien: Ricardo Guterres, Antônio Carlos Guerreiro, Luiz Carlos Ciocchi, Reive Barros, Antônio Capistrano, Leonam Guimarães e Carlos Henrique Seixas.

 

O Escritório Central de FURNAS, no Rio de Janeiro, sedia até sexta-feira (16) o 10º Seminário Internacional de Energia Nuclear (Sien). O evento conta com palestras sobre a política nuclear, os desafios para o desenvolvimento do setor no Brasil, novas tecnologias e soluções voltadas à construção, operação e segurança de usinas nucleares. 

Durante a abertura do seminário, na manhã desta quarta-feira (14), o presidente de FURNAS, Luiz Carlos Ciocchi, lembrou a atuação pioneira da empresa no desenvolvimento da energia nuclear no Brasil, por meio da construção das usinas Angra 1 e 2, e destacou a disposição do governo federal de avançar no aproveitamento dessa fonte energética.

"Precisamos discutir o setor nuclear brasileiro sem preconceitos e olhar o potencial, as oportunidades que ele traz para o nosso desenvolvimento elétrico-energético e em outras áreas, como a medicina", afirmou o executivo. 

Representando o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético da pasta, Reive Barros, declarou que a fonte nuclear deve acrescentar entre 5 GW e 10 GW ao parque gerador do país nos próximos dez anos. 

"A determinação é de deixar bem claro que a geração de energia nuclear é a âncora da tecnologia para o Brasil. O país não pode perder esta oportunidade porque tem o minério, a tecnologia e a demanda", declarou ele, salientando o objetivo de oferecer aos investidores previsibilidade quanto ao número de usinas que serão implantadas e o modelo de participação do capital privado nos projetos. 

Outro membro do governo federal presente à cerimônia foi o secretário de Coordenação de Sistemas do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, contra-almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho. Ele levou aos participantes do evento a mensagem do ministro-chefe do GSI, general Augusto Heleno, de que o órgão trabalha para promover o avanço do setor nuclear, em benefício da sociedade. 

Também participaram da mesa de abertura do Sien os presidentes da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães; das Indústrias Nucleares Brasileiras (INB), Carlos Freire Moreira; da Amazul, Antônio Carlos Soares Guerreiro; e da Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), Carlos Henrique Silva Seixas; e o diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Ricardo Fraga Guterres.
 

Por: Leonardo Cunha