FURNAS volta a ministrar Treinamento de Termografia Infravermelha

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS
Aula prática com o Simulador de Condições Termográficas

 

As gerências de Centro Técnico de Ensaios e Suporte a Manutenção e de Aprendizagem Organizacional, voltaram a oferecer para as áreas de Produção da empresa o Treinamento de Termografia Infravermelha. O último aconteceu de 12 a 16 de agosto, nas instalações do Centro de Treinamento de FURNAS. Na oportunidade, foram capacitados dez técnicos da empresa.

A aplicação da técnica  possibilita à FURNAS e a todo Sistema Elétrico de Potência, vantagens quanto à detecção antecipada de problemas de origem térmica, elétrica e mecânica, em diversos tipos de equipamentos instalados nas subestações, usinas e linhas de transmissão. Isto permite que a Engenharia de Manutenção e as áreas de Produção atuem de forma coordenada, reduzindo o tempo de indisponibilidade dos ativos e o consequente pagamento de Parcela Variável, além de aumentar a confiabilidade do Sistema Interligado Nacional.

FURNAS sempre esteve na vanguarda desta importante técnica de manutenção preditiva, atuando em pesquisa, desenvolvimento, treinamentos e na realização de ensaios e inspeções termográficas em suas subestações e usinas, além de participar dos Comitês de Estudo da Associação Brasileira de Normas Técnicas, visando à elaboração e revisão das normas sobre o assunto.

FURNAS conta com uma das melhores estruturas para treinamento de Termografia Infravermelha do país. O treinamento contempla a parte teórica e prática, realizada através de simulações de defeitos em equipamentos e instalações de campo e simuladores criados e desenvolvidos para este fim (Simulador de Condições Termográficas). O treinamento foi totalmente montado em conformidade com as normas ISO 18436 e ABNT 9712.

Atualmente, FURNAS possui mais de setenta Termovisores e 157 colaboradores já foram capacitados para aplicação da técnica nos últimos cinco anos. Embora tenha sido formatado para atender às demandas de FURNAS, o treinamento pode ser ministrado para clientes externos através da venda de serviço.


Economia


Vale ressaltar, também, que a capacitação oferecida por FURNAS tem o diferencial de ter sido desenvolvida especificamente para atender às necessidades das áreas de Produção da empresa, o que eleva a aplicabilidade imediata da técnica. Além disso, gera uma economia considerável em termos dos custos globais envolvidos, uma vez que um treinamento, oferecido pelo mercado, ficaria em torno de R$ 4.000,00 por colaborador, fora os demais custos (diárias, hospedagens, etc).

Para mais informações sobre a programação dos cursos previstos neste ano, favor entrar em contato com a Gerência de Aprendizagem Organizacional.
 

Por: Eduardo Franklin