Empresa comemora o Dia Internacional do Voluntariado

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


5 de dezembro é uma data especial. Em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional do Voluntário como forma de promover ações em todas as esferas da sociedade e ao redor do planeta. E o que é ser um voluntário? A palavra, que vem do latim voluntarius e significa aquele que age por vontade própria, ganhou expressão e números em FURNAS há quase três décadas. A empresa estimula o engajamento dos colaboradores em iniciativas voltadas à promoção da cidadania, geração de emprego e renda, conservação do meio ambiente e reforço escolar em comunidades vizinhas aos seus empreendimentos.

O Programa de Voluntariado da companhia foi criado em 2002 pela Gerência de Responsabilidade Sociocultural.  Mas desde a década de 1990, FURNAS, com a atuação destacada de seus empregados voluntários, saiu à frente das empresas públicas na campanha de combate à fome inspirada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.  O Comitê SOS Vida, que atua desde 1993 na empresa, inspirou um grupo de funcionários a doar, todos os meses, parte do valor de seu tíquete refeição para a compra de gêneros alimentícios, leite em pó, material de limpeza e higiene doados a entidades da Zona Oeste do Rio de Janeiro, como a Obra Social Dona Meca, que abriga crianças e adolescentes com paralisia cerebral.

Em 2016, mais dois marcos para o Voluntariado de FURNAS: a criação da Gincana Energia Voluntária e de um portal na Intranet sobre o tema, que soma mais de 550 inscritos. A competição solidária contou com a participação de voluntários de 25 áreas e realizou 175 ações.  Mais de 20 mil pessoas foram beneficiadas.

Todas as ações de voluntariado estão alinhadas aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU. Somente neste ano, foram contabilizadas 41 frentes de atuação.  A campanha Lacre Amigo, que promove a troca de lacres de alumínios por cadeiras de rodas, e a mobilização em prol da atualização do cadastro de doadores de medula foram algumas delas. A inauguração de uma trilha sensorial para cegos no Parque Estadual da Pedra Branca (RJ), o plantio de hortas comunitárias, a reforma da sala de fisioterapia da Apae de Angra dos Reis (RJ), visitas guiadas de estudantes às usinas, inclusão social através do esporte e cursos profissionalizantes de eletricidade básica também merecem destaque.
 

Por: Eleonora Brazão e Leonardo Cunha