Palestra de Marcio Fernandes abordou as mudanças como fatores de melhoria contínua

Publicado em:
Crédito: Teresa Travassos
Marcio Fernandes defendeu a superação de limites em favor do que nos faz sentido

 

Colaboradores de FURNAS assistiram nesta terça-feira (27) à palestra “Filosofia de gestão – cultura e estratégia COM as pessoas”, proferida pelo conselheiro e ex-CEO da distribuidora Elektro. Fernandes é autor dos best-selleres “Felicidade dá lucro” e “O fim do círculo vicioso”, além de ter recebido os títulos de líder mais admirado do Brasil, pela revista Você S/A, em 2014, e de Executivo de Valor, em 2016, do Jornal Valor Econômico.

O palestrante foi apresentado à plateia, que lotou o auditório do Escritório Central da empresa, pelo presidente de FURNAS, Luiz Carlos Ciocchi. “Estamos iniciando uma série de atividades preparando o processo de mudança, não só físico, mas também da forma de trabalhar, buscando uma nova postura ante as dificuldades do setor elétrico. Hoje, teremos a oportunidade de refletir e pensar sobre o que queremos para FURNAS e para nós mesmos, com foco na ética, transparência, sem nenhuma carta na manga ou agenda oculta”, disse ele.

Em sua palestra, Fernandes afirmou que a alta performance só é atingida no campo profissional se ela estiver presente de forma orgânica e entrelaçada em todas as nossas atividades cotidianas, no cuidado com a família, a saúde, em fazer o bem à sociedade, transmitir bons exemplos, dialogar e ter afeto pelas pessoas.

Ele falou da importância das mudanças. “Mesmo em time que está ganhando se mexe, sim, para melhorar ainda mais. É importante estar sempre desafiando seus limites em favor do que te faz sentido, te faz feliz; ter como filosofia de gestão abrir trilhas e não trilhos, experimentar o mergulho no novo e sair do outro lado ainda mais fortalecido. Ser guiado é fácil, nada acontece, mas se a mudança acontecer, que seja para transformar o lugar e transformar você”.

Na opinião do palestrante, o caminho da prosperidade sustentável é o do equilíbrio na vida, com base em quatro pilares: acreditar em si, compartilhar, praticar e melhorar. “Apesar dos desencontros do cotidiano, evite o não e comece a construir o sim, acredite que os maus são poucos, porém, barulhentos, enquanto o bem é discreto”.

Ao reconhecer as dificuldades de liderar, Fernandes pontuou que o líder não precisa de rótulo ou cargo, mas acreditar no que faz e ter sempre em mente, na relação com suas equipes, os conceitos de conversar, energizar, inspirar e desafiar. “O líder não se esconde, enfrenta seus medos, capaz de ter humildade para assumir erros. Ele segue seu coração, conquista a confiança das pessoas e nunca vai estar sozinho. Todos sabem disso, é só praticar”, concluiu ele.
 

Por: Eduardo Franklin