Diretores de FURNAS acompanham abertura do 16º Enase

Publicado em:
Crédito: Divulgação
Ministro Bento Albuquerque discursa na abertura do Enase

 

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou na manhã desta quarta-feira (28), durante o 16º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), no Rio de Janeiro, que uma das principais metas do governo federal é "valorizar a maior empresa de energia elétrica do país, a Eletrobras". 

A abertura do evento, que neste ano tem como principais temas a modernização do setor elétrico e a abertura do mercado de gás natural, contou com a presença do presidente de FURNAS, Luiz Carlos Ciocchi, e dos diretores de Administração, Pedro Eduardo Fernandes Brito, Gestão de Novos Negócios e de Participações, José Alves de Mello Franco, e Operação e Manutenção, Djair Roberto Fernandes. 

Segundo Albuquerque, o governo pretende apresentar em breve um modelo robusto de capitalização da companhia e faz articulações junto ao Poder Legislativo para a tramitação da proposta. 

Participaram também da primeira sessão do evento o vice-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone; o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral; o presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Rui Altieri; o diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata; e o presidente do Fórum de Associações do Setor Elétrico (Fase), Mário Menel. 


Preço da energia

A agenda desta quinta-feira (29) do Enase contará com o superintendente de Comercialização de FURNAS, Luiz Laércio Simões, que debaterá num dos painéis do encontro sobre formação de preço da energia. Segundo ele, o tema é uma das questões fundamentais para a modernização do setor Elétrico brasileiro. "O caminho do futuro do Setor Elétrico passa pelo aumento do grau de liberdade de escolha dos agentes e consumidores", afirma Simões, antecipando o tom do debate. 

Tópicos como a adoção do Preço Horário e os limites do PLD estarão em discussão no painel, que contará com o diretor de Planejamento do ONS, Francisco Arteiro, entre outros nomes.
 

Por: Leonardo Cunha