FURNAS promove palestra para refugiados sobre sistema financeiro do Brasil

Publicado em:
Crédito: Divulgação


A adaptação a um novo país de residência envolve uma série de desafios para refugiados. Entre eles, saber como funcionam os bancos e instituições financeiras locais. Atenta a esta carência, FURNAS promove a segunda edição do painel Refugiados e a Empregabilidade no Brasil, desta vez com foco no sistema financeiro brasileiro.

O encontro é gratuito e direcionado a refugiados e migrantes. O painel terá início às 13h da terça-feira, 3 de setembro, na sede da empresa (Rua Real Grandeza, 219, Botafogo). Inscrições podem ser feitas por meio do e-mail ctenorio@furnas.com.br, informando nome, nacionalidade e documento de identidade. Haverá tradução simultânea para espanhol.

“Ao longo do nosso trabalho com refugiados, foi possível perceber que as dificuldades em se conseguir emprego são influenciadas pelo baixo conhecimento sobre o sistema financeiro. Uma atuação empresarial socialmente responsável de FURNAS não pode ser indiferente a isto, então decidimos promover o painel como oportunidade de esclarecimento”, explica Claudia Tenório, assistente social de FURNAS.

A programação inclui apresentações sobre o sistema financeiro brasileiro e cooperativas de crédito, além de um detalhamento sobre microempreendedores individuais (MEI) por parte do Sebrae. O painel é promovido em parceria com o Instituto Sicoob e a Cecremef – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados de FURNAS.


Refugiados e o Curso Cuidador

FURNAS oferece uma série de ações que beneficiam refugiados em busca de oportunidades. O Curso Cuidador, atividade de capacitação gratuita para formação de mão de obra, já formou dezenas de alunos refugiados. Uma nova turma será aberta em breve e o pré-cadastro de interessados pode ser feito nos telefones (21) 2528-2593 e 2528-3811.

Entre as atividades direcionadas para este grupo de pessoas estão, ainda, a contratação de refugiados para trabalhar em eventos corporativos da companhia e ações promovidas pelos funcionários de FURNAS com foco em saúde, combate à descriminação e eliminação de todas as formas de violência.


Serviço – II Painel Refugiados e a Empregabilidade

Data: 3 de setembro
Hora: 13h às 16h
Local: FURNAS – Rua Real Grandeza, 219
Inscrições e informações: ctenorio@furnas.com.br
 

Por: Leonardo Cunha