Técnicos de FURNAS participam de evento em Goiás

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


FURNAS participou ontem (28/8) de um evento realizado no Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS), em Goiás. O encontro, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça e Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), visou apresentar as estratégias de engajamento e formatação do protocolo de ações para prevenção de desastres com barragens.

O LIODS é um espaço de diálogo e articulação de políticas públicas entre o Poder Judiciário, entes federativos e a sociedade civil, que une conhecimento institucional, inovação e a cooperação.

Durante a abertura, o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Romério do Carmo Cordeiro, destacou a importância da participação de todos "na consolidação de políticas públicas voltadas para a prevenção e tratamento das questões que envolvam barragens".

Na ocasião, o gerente da Divisão de Instrumentação e Suporte Tecnológico de FURNAS, Carlos Antônio Reis da Silva,  destacou o potencial da companhia como uma das mais importantes empresas de geração, transmissão e comercialização de energia. Ressaltou, também, a excelência do Centro Tecnológico de Engenharia Civil, localizado em Aparecida de Goiânia (GO), e apresentou um vídeo institucional dos laboratórios da Gerência de Serviços e Suporte Tecnológico.

Em seguida, foi a vez da palestra Instrumentação e Auscultação para Segurança de Barragens proferida pelo engenheiro Marcus Divino de Castro também da Divisão de Instrumentação e Suporte Tecnológico. Castro falou sobre a importância do monitoramento de barragens por instrumentos de auscultação,  descreveu os principais instrumentos utilizados no monitoramento dessas estruturas e mostrou técnicas de análise de dados oriundos do monitoramento.

O evento contou também com as presenças de diversas autoridades de órgãos públicos como Defesa Civil, Agência Nacional de Águas e Agência Nacional de Energia Elétrica, entre outras.
 

Por: Magda Nunes Rocha