Dia do Voluntariado é comemorado na sede de FURNAS

Publicado em:
Crédito: Daniela Monteiro
Presidente Ciocchi parabenizou os voluntários e ganhou uma camiseta do Programa de Voluntariado de FURNAS

 

FURNAS comemorou ontem (28/8) o Dia Nacional do Voluntariado. O evento, que contou com as presenças do presidente Luiz Carlos Ciocchi, da superintendente de Comunicação e Relações Institucionais, Ana Claudia Gesteira e voluntários de áreas regionais, teve a apresentação musical dos alunos do Instituto Ciranda, de Mato Grosso. Este projeto conta com apoio de FURNAS desde sua criação em 2003.

Os representantes dos projetos Lacre Solidário e Rodando com Tampinhas, que têm como objetivo doar cadeiras de rodas receberam ao final do evento 160 kg de tampinhas plásticas e 90 kg de lacres de alumínio recolhidos pelos empregados do Escritório Central, Jacarepaguá, Santa Cruz e Cachoeira Paulista. Vitória Ciriaco e sua mãe Aparecida receberam a primeira cadeira de rodas oriunda do projeto Lacre Solidário.

Em sua fala o presidente Luiz Carlos Ciocchi ressaltou a importância das ações do voluntariado não só em apoio aos mais necessitados, mas, também, como uma maneira de se exercer a criatividade para superar os desafios do trabalho diário. Ana Claudia Gesteira destacou que em 2002, a empresa lançou o Programa "Voluntários FURNAS em Ação".  Na ocasião, mais de 1.000 empregados se cadastraram no programa, atuando em campanhas e desenvolvendo diversos projetos sociais.

O embrião deste projeto surgiu anos antes, em 1992, quando o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, criou o Comitê da Ação da Cidadania. Em 1993, a empresa, foi uma das fundadoras do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP). FURNAS foi uma das primeiras empresas a aderir a este movimento que tinha como objetivo o desenvolvimento humano sustentável, a introdução de alternativas de geração de trabalho e renda como indutores da organização das comunidades e do resgate da auto-estima dos excluídos.

Aproveitando a comemoração da data, a superintendente de Comunicação e Relações Institucionais informou que está disponível na intranet um link do Programa FURNAS de Voluntariado. A intenção é estimular a participação dos empregados e identificar as áreas de atuação.


Música

FURNAS apoia o Instituto Ciranda em suas ações na área rural da Chapada dos Guimarães (MT). Estudantes dos assentamentos de João Carro e Água Fria recebem aulas de iniciação musical e alguns já participam de apresentações oficiais do Instituto. Muitos dos que passaram pelo Projeto, hoje vivem como músicos profissionais ou continuaram seus estudos em importantes universidades e conservatórios do Brasil.


Superação

Vitória Ciriaco joga Bocha Adaptada, esporte Paralímpico praticado por paralisados cerebrais severos que utilizem cadeira de rodas. A atleta já participou de diversas competições internacionais e nacionais conquistando várias medalhas.
 

Por: Luiz Fajardo