FURNAS participa da 14ª edição do Prêmio Brasil Ambiental

Publicado em:


FURNAS participa nesta quinta-feira (06/12) da cerimônia do 14° Prêmio Brasil Ambiental, promovido pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro, no Hotel Hilton Copacabana. A distinção é concedida às organizações que são destaque na preservação do meio ambiente e tem como objetivo estimular e reconhecer o mérito de projetos e práticas dessas companhias.

Técnicos das gerências da Superintendência de Gestão Ambiental e Fundiária concorrem em três categorias: Água, Responsabilidade socioambiental e Ecossistemas, com os trabalhos Programa de educação ambiental na Apa Capivari-Monos; Oficina de construção de imagem com celular para jovens – Projeto Minha Paracatu; e Coleção dos guias de fauna da Usina Hidrelétrica de Batalha, respectivamente. As demais categorias são: Inovação, Emissões atmosféricas, Empreendedorismo sustentável e Resíduos sólidos, totalizando 45 empresas inscritas.

Programa de educação ambiental na Apa Capivari-Monos: A responsável pelo projeto, Beatriz Rodrigues Garboggini, explica que as ações foram desenvolvidas entre 2015 e 2017 na APA (Área de Preservação Ambiental) localizada em São Paulo. "Nosso objetivo foi habilitar os agentes de saúde no campo de saneamento por meio de tecnologias alternativas de tratamento de efluentes e manejo de água e resíduos domésticos". Além de Beatriz, o projeto contou com a gestão de Katya Christina Jose Pereira, ambas da Gerência de Gestão dos Meios Socioeconômico e Cultural (GGS.E).

Oficina de construção de imagem com celular para jovens – Projeto Minha Paracatu: Marcelo Luiz Braga Maia e Marcos José Cavalcanti, também da GGS.E, contam que o bairro JK, em Paracatu (MG), é impactado pela linha de transmissão Batalha-Paracatu (138kV) e que, em função do processo de licenciamento ambiental, foi exigido a realização de um Programa de Educação Ambiental (PEA). Para atendimento desta obrigação legal, foram oferecidas oficinas de fotografia com a utilização de celulares para os jovens daquela área. "As imagens foram realizadas entre 2016 e 2017 e tinham como objetivo investigar a relação dos 'fotógrafos' com o patrimônio imaterial da localidade", explicam.

Coleção dos guias de fauna da Usina Hidrelétrica de Batalha: O material foi elaborado visando a divulgação dos dados obtidos  durante a construção do empreendimento sobre a fauna local, de forma didática, visualmente atrativa e informativa. "A abordagem é técnica, porém com uma linguagem de fácil compreensão. A Coleção contribui para a preservação da biodiversidade da região", revela Felipe Viana Manzano, da Gerência de Gestão do Meio Físico-Biótico (GGB.E), que com Adriano Rodrigues Lagos, Clarice Carvalho Cardoso, Fernando Vieira Machado e outros colaboradores desenvolveram o projeto.  

Prêmio Brasil Ambiental: A Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro reconhece, desde 2005, as organizações com melhores práticas de sustentabilidade. Até hoje, já foram apresentados cerca de 70 projetos e premiadas 41 empresas.
 

Por: Magda Nunes Rocha