Projeto Integridade Itinerante estreia na Usina de Furnas

Publicado em:
Crédito: Marcos Vieira


O Projeto Integridade Itinerante fez sua estreia esta semana, na Usina de FURNAS (MG), e levou para os colaboradores informações sobre a atuação da Integridade Corporativa da empresa e a importância das atividades de seus agentes - Superintendência de Gestão de Conformidade e Riscos (RC.P), Auditoria, Comissão de Ética e Ouvidoria.

No primeiro dia do evento, gestores da Integridade Corporativa se reuniram com os gerentes das unidades da empresa sediadas em São José da Barra (MG). A superintendente da RC.P, Fernanda Ornelas; o superintendente da Auditoria, Alessandro Portinho; a ouvidora Fernanda Lagrotta; os gerentes da Conformidade, Felipe Cabral, e de Segurança e Gestão da Informação, Júlio Guedes; e Aristides Antônio Silva Filho, que representou o presidente da Comissão de Ética, Bernardo Braga, apresentaram as atribuições de cada órgão, promoveram um debate sobre a temática e apresentaram as atribuições de cada órgão, promoveram um debate sobre a temática e distribuíram o kit da Integridade Corporativa composto pelo Guia da Segurança da Informação, folders do Compliance, Auditoria e Ouvidoria, além do Código de Ética e da Cartilha de Conflito de Interesses.

Fernanda Ornelas destacou que o programa foi concebido como uma ferramenta para disseminação do Programa de Integridade de FURNAS e que conta com o apoio da Alta Administração. Segundo a executiva, estão previstas visitas a cinco áreas regionais neste ano, alcançando centenas de colaboradores que estão à frente das linhas de produção da empresa. "O nosso objetivo é, ao integrar as áreas e estreitar laços, garantir que sejamos uma referência de Integridade no setor energético", enfatizou.

A iniciativa foi aprovada pelo gerente de Produção Minas, Roberto Teixeira Siniscalchi. "Conheci, de maneira mais aprofundada, as funcionalidades da Integridade, sendo extremamente útil para o dia a dia do nosso trabalho. Entender que todos os agentes têm como pilares a imparcialidade e transparência também foi fundamental", declarou.

Em uma segunda etapa, gerentes e empregados puderam assistir a um vídeo do presidente Luiz Carlos Ciocchi e a duas sessões de esquetes teatrais que retrataram, de forma lúdica e bem humorada, o papel dos agentes. O elenco foi formado pela colaboradora Karen Costa e os atores Maisa Oliveira e André Morsch, com texto e direção de Rogério Garcia.

Um bate papo com os gestores da Integridade também fez parte da programação. Qual o papel do compliance; qual o objetivo da Segurança da Informação; quem pode procurar a Ouvidoria, como e em quais situações; quais os processos que são objetos de atuação da Auditoria Interna e quais são as atribuições da Comissão de Ética foram algumas das perguntas respondidas durante o talk show.

"Foi positivo estar junto aos gestores, pois, a partir deste projeto me sinto mais confiante para desempenhar minhas funções. Temos que contribuir para que a nossa empresa seja transparente e que sirva de exemplo para toda sociedade", concluiu Adilson de Abreu, da Divisão de Ensaios e Apoio à Manutenção.

A próxima edição será no auditório da Gerência de Serviços e Suporte Tecnológico, em Aparecida de Goiânia (GO), nos dias 17 e 18 de setembro.
 

Por: Eleonora Brazão