Usina de FURNAS completa 56 anos

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


A Usina Hidrelétrica de Furnas, localizada no curso médio do rio Grande, no trecho denominado "Corredeiras das Furnas", entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais, completa hoje (04/9) 56 anos.

A primeira unidade geradora (UG) entrou em operação em setembro de 1963, cinco anos após o início das obras (1958). No início dos anos 1970, a usina começou a ser ampliada para a instalação de mais duas UGs, totalizando 1.216 MW de potência instalada. A obra, na ocasião, foi considerada uma das maiores da América Latina.

A localização privilegiada da usina (500 km do Rio de Janeiro, 400 km de São Paulo e 300 km de Belo Horizonte) permitiu que se evitasse, em meados da década de 60, um grande colapso energético no Brasil. A potência prevista no início de sua construção correspondia a 1/3 do total instalado no Brasil. A Usina de FURNAS possibilitou a regularização do rio Grande e a construção de mais oito usinas, aproveitando, integralmente, um potencial de mais de 6 mil  MW instalados.
 

Por: Magda Nunes Rocha