FURNAS celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


FURNAS está engajada na Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que faz um chamado à sociedade civil pelo à violência contra as mulheres e meninas. A campanha engloba, nesta segunda-feira (03), o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que tem por objetivo principal conscientizar a população sobre a importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os deficientes ao redor do planeta. É importante que se tenha em mente que as pessoas com deficiência não são menos capacitadas e possuem direitos e deveres assegurados.

Em prol de um mundo melhor, colaboradores de FURNAS, em parceria com o Instituto Benjamin Constant, instalaram uma trilha para deficientes visuais no Parque Estadual da Pedra Branca (RJ). O caminho de 100 metros de extensão é demarcado por mourões com informações em Braille sobre a flora e fauna locais. O percurso conta, ainda, com um áudio que detalha, para os visitantes, a importância desta unidade de conservação, situada na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro e considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo.

O engajamento da empresa na campanha Lacre Amigo, coordenada pela companhia de concessão de rodovias Arteris, também representa outra ação de sucesso. Os lacres arrecadados no Escritório Central de FURNAS, no Rio de Janeiro, serão trocados por uma cadeira de rodas para Gabrielli Vitória Barbosa, uma menina de 10 anos moradora de Uberlândia (MG). Voluntários da empresa em Caldas Novas (GO) também fizeram diferença com a campanha solidária Tampa Mania. Junto com o Grupo Escoteiro Serra de Caldas 38/GO, eles conseguiram a adesão de empresários, escolas, hoteleiros e da comunidade para recolher tampinhas rosqueáveis e lacres de metal também com o propósito de ajudar pessoas com deficiência. "É muito gratificante fazer a diferença na vida de alguém", disse Alzira Maria Costa Amaral, que trabalha na Usina Hidrelétrica de Corumbá.

Já Eloana Lourenco, a primeira assistente social cadeirante contratada por FURNAS, há 14 anos, conta, com muita alegria, que tem livre acesso a todos os lugares na Subestação de Foz de Iguaçu (PR). Rampas de acesso, banheiros adaptados e toldos que protegem sua circulação em dias de chuvas foram instalados após sua chegada à empresa.

"Sou apaixonada pelo que faço e realizada por ter um ambiente que foi construído de acordo com as minhas necessidades. Tudo foi pensando naquilo que seria bom para mim. Isso demonstra um carinho, um cuidado muito grande com o profissional e a pessoa. Sinto-me valorizada, pois todos os gestores tiveram um cuidado excepcional com a questão da deficiência que possuo. Tenho uma qualidade de vida no trabalho excelente", relata, com gratidão.
 

Por: Eleonora Brazão