A Subestação de Tijuco Preto completa 37 anos de operação

Publicado em:
Crédito: Fabio Estevão


Tijuco Preto entrou em operação há 37 anos (12/9). Faz parte da Gerência de Produção São Paulo (GRL.O) e da Divisão de Operação Tijuco Preto Mogi das Cruzes.

A subestação está localizada no distrito de Quatinga, em Mogi das Cruzes (SP), em uma área de 1.467.370 m², dos quais 650.000 m² correspondem à área energizada. A unidade recebe praticamente os 100% da geração em 60HZ da Usina de Itaipu (PR) e opera em média com 7.800 MVA diuturnamente em épocas de grandes demandas de energia no Sudeste.

Tijuco Preto alimenta parte da cidade de São Paulo, grande São Paulo, Vale do Paraíba, Baixada Santista, Rio de Janeiro e Espírito Santo, através da Linha de Transmissão Cachoeira Paulista/Tijuco Preto, em 500 kV.

É uma subestação estratégica para o Sistema Interligado Nacional (SIN), uma das maiores da América Latina, e é destaque no Guinness Book por deter transformadores de 765/500 kV.

Há três anos, em setembro de 2016, Tijuco Preto se tornou backup do Centro Regional Campinas e polo de acionamento das seguintes subestações teleassistidas: Mogi das Cruzes, Guarulhos, Campinas, Itatiba e Atibaia e ficou responsável pelas atividades de Itapeti e Nordeste, subestações operadas pela Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP).

A operação da unidade trabalha em revezamento de turnos (24 horas) com três operadores por turno para atender a demanda de Tijuco Preto e do polo de acionamento fora do horário comercial da empresa.
 

Por: Magda Nunes Rocha