FURNAS recupera 8 toneladas de resíduos sólidos na Usina de Simplício

Publicado em:


De janeiro a agosto deste ano, FURNAS recuperou oito toneladas de resíduos sólidos na Usina Hidrelétrica de Simplício, em Além Paraíba (MG). Desse total, cerca de 2,4 toneladas correspondem a plásticos, retirados dos canais e reservatórios da Usina.

"FURNAS não é geradora desses detritos, que chegam até os reservatórios trazidos pelas águas dos rios Piabanha, Paraibuna e Paraíba do Sul", explica Geovane Abraão Benfica, gerente da Divisão de Operação de Simplício. "Porém, para evitar que os resíduos obstruam as grades da Tomada d'Água e danifiquem os equipamentos, a empresa instalou retentores (log booms) para conter os detritos flutuantes e facilitar sua retirada", ressalta.

A limpeza do lixo é feita sempre que necessário. Nos períodos chuvosos, a frequência da coleta chega a ser de 15 em 15 dias para evitar que os detritos se acumulem e seja necessário o desligamento das unidades geradoras para remoção. 

As outras 5,6 toneladas de materiais como papelões, papéis, plásticos, metais e vidros foram coletadas por meio do Programa de Coleta Seletiva da empresa, que acontece há uma década. Além de estimular a proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, o programa visa promover o gerenciamento dos resíduos associados às diversas atividades desenvolvidas pela companhia.

Em Simplício, todos os resíduos sólidos recicláveis coletados são doados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Além Paraíba (ACRAP), beneficiando 14 famílias. "O Compromisso assinado com FURNAS para a coleta dos detritos é muito importante para todos nós. Além de gerar uma renda média mensal de cerca de R$ 400,00 reais para cada família, nos deu condições de continuar trabalhando na coleta de resíduos sólidos. Também trouxe uma visibilidade para a ACRAP, possibilitando novas parcerias com outras empresas", destaca Dário Gomes, presidente da associação.


Coleta Seletiva Solidária

Nos últimos dez anos, o programa de coleta seletiva de FURNAS recolheu e deu o destino correto para mais de 2.500 toneladas de resíduos sólidos e 27 mil litros de óleo de cozinha, recolhidos em empreendimentos e instalações da empresa. Além de reduzir o volume de lixo que seria despejado no meio ambiente, a iniciativa beneficia 2.500 famílias de 30 associações e cooperativas de catadores em todo o país.

Desde 2008, FURNAS mantém uma Comissão da Coleta Seletiva Solidária, que trabalha para melhorar o aproveitamento de resíduos em processos de reutilização e reciclagem. Atualmente, a coleta seletiva vigora em 37 unidades de FURNAS, entre escritórios, usinas e subestações.
 

Por: Andre Sant'anna