Subestação Foz do Iguaçu completa 32 anos

Publicado em:


Localizada no município paranaense de mesmo nome, a Subestação Foz do Iguaçu comemora hoje (3/12) 32 anos de operação. Ela é considerada uma das maiores subestações do mundo, desempenhando um papel fundamental para o setor elétrico brasileiro.

A unidade  é responsável pela transmissão de toda a energia produzida pela Usina Hidrelétrica de Itaipu (PR) ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A energia é escoada através desta subestação por meio de quatro autotransformadores de 765/512 kV – 1650 MVA e de três circuitos de 765 kV, que passam pelas subestações de Ivaiporã (PR), Itaberá (SP) e Tijuco Preto (SP).

Dentre as principais atualizações associadas à Subestação Foz do Iguaçu, destacam-se a implantação das barras A e B no setor de 500 kV, aquisição de um novo reator de 765 kV – 110 Mvar, e a substituição dos equipamentos de manobra para elevar a confiabilidade do sistema tronco de 750 kV.

FURNAS parabeniza a todo(a)s que participam do dia a dia da Subestação Foz do Iguaçu dedicando seu talento e competência para o  reconhecido desempenho da unidade.
 

Por: Dayalla Goulart