Especialistas de FURNAS participam do XIII Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos

Publicado em:
Crédito: Divulgação


Especialistas de FURNAS estão entre os profissionais confirmados na programação do XIII Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos (Simpase), que acontece em Recife de 15 a 18 de setembro.

Alexandre Castineira Pazos, Angelo Andelnyr Sampaio, Erico Motta e Wagner Queiroga (Gerência de Automação, Supervisão e Controle); Renato Weingartner Pernas (Gerência de Análise e Gestão de Proteção); Guido José Gomes Ferraz e Bruno Hideki Haga (Gerência de Projetos de Proteção, Controle e Telecomunicações) vão compartilhar experiências sobre a operação das unidades de geração e transmissão da companhia.

A equipe apresentará trabalhos sobre o uso de uma ferramenta que permite o gerenciamento de todos os tipos de equipamentos, dos mais diversos fabricantes que compõe a infraestrutura da Rede Operativa de FURNAS, e o emprego de técnicas de análise sobre as bases de dados existentes em UACs (Unidades de Aquisição e Controle), IEDs (Intelligent Eletronic Devices) e aplicações supervisórias presentes tanto nas usinas e subestações quanto nos centros de operação da empresa.

"O Simpase é um dos mais tradicionais e importantes eventos de automação. É uma oportunidade que temos para compartilhar a expertise técnica e operacional de FURNAS com especialistas, empresas do mercado nacional e demais agentes do setor", ressalta João Silvério, gerente de Automação, Supervisão e Controle de FURNAS.

Ao longo de suas edições, o Simpase se caracterizou como o espaço ideal para debates de assuntos destas áreas, reunindo empresas de energia elétrica, fabricantes, consultores, prestadores de serviços, fornecedores de programas e aplicativos, universidades e centros de pesquisas. O evento se propõe a abordar, além dos temas tradicionais e recorrentes da área, todos os aspectos relacionados a tecnologias emergentes.
 

Por: André Sant'anna