Integridade Itinerante chega a Goiânia

Publicado em:


A segunda etapa do Projeto Integridade Itinerante, que visa disseminar as atribuições da Integridade Corporativa de FURNAS – composta pela Superintendência de Gestão de Conformidade e Riscos, Ouvidoria, Auditoria e Comissão de Ética - foi realizada nos dias 17 e 18, em Aparecida de Goiânia (GO). Nesta área ficam a Subestação Bandeirantes, a Gerência de Serviços e Suporte Tecnólogico, a Gerência de Implantação de Empreendimentos de Geração e o Centro de Serviços Compartilhados. 

Na primeira parte do programa os agentes da Integridade apresentaram seu escopo de ações para os gerentes locais e puderam percorrer os laboratórios, com destaque para o Túnel do Vento, o primeiro do país voltado para estudos e pesquisas da geração de energia eólica, com 27 metros de comprimento.

A superintendente Fernanda Ornelas agradeceu a receptividade e se referiu a Goiânia como a joia da coroa, enfatizando que: “Retornar às áreas regionais é motivo de orgulho”.  Sobre o projeto Integridade Itinerante, pontuou: “Não queremos concentrar nossas atividades somente no Escritório Central. Nosso objetivo é estabelecer laços físicos em prol de uma empresa cada vez mais íntegra”.

Nos dois dias de evento, os colaboradores puderam assistir aos esquetes teatrais que, com uma linguagem lúdica e bem humorada, disseminaram a cultura da integridade e ética da companhia, demonstrando o papel dos agentes e as possíveis situações inerentes a cada área.

Um bate papo com Fernanda e os representantes das unidades da Integridade Anamar Lacerda (Gerência de Conformidade), Cami Girondi (Gerência de Segurança e Gestão da Informação), Paola Bonow (Ouvidoria), José Carlos Moura (Auditoria) e Maria Silvia Pinheiro (Comissão de Ética) contou com uma efetiva interação do público.

A Superintendência de Gestão de Conformidade e Riscos ressaltou que o principal objetivo da área é proteger a organização, convidando todos a estarem, cada dia mais, imbuídos a disseminar a cultura de ética e integridade dentro das suas atividades laborais. Fernanda comentou, ainda, sobre o papel das áreas finalísticas que “devem conhecer os riscos do seu negócio de modo a executarem controles que garantam a operação e eficácia das suas atividades”.

A Ouvidoria destacou a importância do sigilo no tratamento das manifestações, em especial do mecanismo de proteção ao denunciante, e a relevância do direito de se manifestar, uma vez que o manifestante estará contribuindo para o aprimoramento da gestão e dos processos da empresa.

A Auditoria, por sua vez, enfatizou que a sua atuação é independente e imparcial na avaliação dos controles internos, como terceira linha de defesa, visando proteger o patrimônio e agregar oportunidades de melhorias aos processos internos.

Renato Cabral, gerente de Serviços e Suporte Tecnológico, aprovou o formato e disse que “integridade é ser justo e que essa cultura tem que estar em nosso sangue para ser aplicada no dia a dia”. Ele aproveitou para destacar a importância de ter, em Goiânia, a primeira representante local da Comissão de Ética.

Maria Silvia, por sua vez, declarou que a oportunidade retrata o empoderamento das regionais por parte da Alta Direção e completou: “Gostaria que todos vissem a Comissão de Ética como aliada. Nosso papel é educacional e pedagógico, com foco na prevenção e na disseminação dos princípios e valores éticos na companhia”.

Já o colaborador Adolfo Raimundo de Araújo, que “conhece cada pedaço de FURNAS”, disse que o projeto ampliou seu conhecimento e respondeu aos seus questionamentos. “O fato de Goiânia ter sido contemplada com o Integridade Itinerante demonstra a valorização de nosso trabalho. Todos nós somos FURNAS”.
 

Por: Eleonora Brazão