FURNAS ganha o prêmio Mario Bhering de Preservação da Memória

Publicado em:


FURNAS conquistou o Prêmio Mario Bhering de Preservação da Memória, nesta quarta-feira (25/09), em cerimônia no Museu de Arte do Rio. A iniciativa é promovida pelo Centro de Memória da Eletricidade do Brasil, com o objetivo de estimular ações de resgate e valorização da história do setor elétrico. O presidente da empresa Luiz Carlos Ciocchi representou a companhia e recebeu a premiação concedida para o projeto Memória Furnas.

Ciocchi contou como se deu criação do projeto. "Sempre gostei muito de planejamento. A idade chega e percebemos que as grandes alegrias da vida vêm justamente de coisas não planejadas. Quando assumi a diretoria com grande honra há cinco meses, não tinha ideia que iria sugerir a mudança da sede de FURNAS, mas a situação nos levou à decisão. Também não tinha ideia da riqueza do acervo dessa empresa grandiosa e fomos alertados pelos funcionários do quanto isso era importante para eles. Tivemos a ideia de criar uma fundação, um museu, um acervo para trazer toda a história, que vai desde o mobiliário até os grandes documentos históricos", lembrou.

O presidente ressaltou a importância da preservação da história. "Quem conhece esse patrimônio é o setor elétrico. Precisamos mostrar para as pessoas como ele foi, é e continuará sendo importante para o desenvolvimento do Brasil. Preservar, gostar e vibrar com a nossa história não significa aquele saudosismo triste, mas garantir que as futuras gerações saibam de onde vem essa energia, quem são os grandes atores deste cenário. Fico muito feliz em colaborar. Espero que possamos convidar todos muito em breve a visitar esse acervo magnífico, que cobre uma área geográfica enorme do nosso país", afirmou Ciocchi, que fez questão de chamar ao palco a Superintendente de Comunicação e Relações Institucionais da empresa, Ana Cláudia Gesteira. "Ela é a curadora do acervo e quem faz a coisa acontecer", completou.

Além de FURNAS, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) também recebeu a premiação na categoria "Iniciativas de Preservação do Setor". Já na categoria individual, José Antônio Muniz Lopes, presidente da Eletrobras entre 2008 e 2011, Paulo Azevedo Romano, primeiro diretor do Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica, e Rodrigo Lopes (In memoriam), engenheiro e filho do ex-ministro da fazenda Lucas Lopes, foram homenageados por suas doações ao acervo histórico da Memória da Eletricidade, que disponibiliza ao público aproximadamente 38 mil documentos históricos e 17 mil imagens sobre a implantação e o desenvolvimento da indústria da eletricidade brasileira.


Sobre o Memória Furnas

Em 2019, FURNAS criou a Curadoria de Resgate da Memória de FURNAS para sistematizar, com apoio dos seus colaboradores, pesquisadores e demais interessados, o trabalho de localização, identificação, avaliação e destinação do acervo da empresa, distribuído por seus empreendimentos nas cinco regiões do país.

São documentos, fotos, vídeos, áudios, relatos, depoimentos, equipamentos, objetos, mobiliário e obras de arte com elevado valor material e histórico. A ideia é preservar, para as atuais e futuras gerações, registros que ilustrem importantes marcos da jornada vitoriosa, com muitos exemplos de pioneirismo, determinação, superação de desafios e alinhamento às mais avançadas tecnologias em diversas contemporaneidades.

Para consultas e envio de colaborações, a Curadoria de Resgate da Memória de FURNAS disponibiliza o e-mail memoriafurnas@furnas.com.br.
 

Por: Fabiana Castro