FURNAS realiza treinamento de compliance para seus gestores

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


Na terça-feira (24), FURNAS promoveu, para os gestores da empresa, um treinamento sobre o Código de Conduta e Integridade e a política de gestão de riscos da companhia. O evento, que ocorreu no Escritório Central, teve sua abertura realizada pelo presidente Luiz Carlos Ciocchi e contou com as presenças dos diretores de Engenharia, Claudio Guilherme Branco da Motta, de Finanças, Caio Pompeu Souza Brasil Neto, de Administração, Pedro Eduardo Fernandes Brito, e do chefe de Gabinete da Presidência, Waldenir Alexandre da Silva Cruz. A advogada Roberta Codignoto, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Integridade Pública e integrante do Grupo de Trabalho Anticorrupção do Pacto Global, ministrou a palestra "Missão Compliance".

Ciocchi apontou que o treinamento em compliance é absolutamente fundamental para as atividades de uma empresa de economia mista que tem compromisso com mercados internacionais, como FURNAS. E completou: "O Programa de Integridade, entretanto, deve ir além de um cumprimento legal. Deve servir como uma escola, como um espelho no qual nos olhamos e percebemos como fazer aquilo que é certo para nós mesmos, para organização e sociedade".  

O executivo enfatizou, ainda, que a palestra seria responsável por apresentar boas práticas para a tomada de decisões, das mais simples às mais complexas, bem como para gerir riscos e promover uma profunda reflexão sobre os nossos atos e a forma de executá-los. "Estamos no caminho certo, em um processo de melhoria contínua e aprimoramento, mediante um momento de transformação da companhia sob vários aspectos", pontuou.

Roberta Codignoto, por sua vez, mostrou a relevância do tema compliance por ser um guardião de ativos importantes da organização, atuar na sua proteção contra impactos negativos e agir de forma educativa e preventiva.

"A área de compliance não é somente uma atividade gerencial. Ela deve ser exercida por todos. Não é uma despesa, é um investimento para garantir a continuidade da empresa e a integridade dos negócios. Para tanto, é essencial uma análise periódica de riscos na prevenção de fraudes, redução de perdas financeiras e na proteção da responsabilização dos dirigentes e administradores. Também deve ser feita uma análise em cumprimento à legislação aplicável ao negócio e às politicas internas da corporação", dissertou a especialista.

Ela apontou que as ferramentas redundantes que só trazem repetições da lei e nenhum tipo de reflexão são ineficazes para alavancar a área. Por outro lado, a importância da Alta Administração e o engajamento de líderes são fatores de sucesso para o Programa de Integridade.

Em consonância com essa linha de atuação, a superintendente de Gestão de Conformidade e Riscos, Fernanda Ornelas, encerrou o evento declarando que "o Programa de Integridade de FURNAS está em uma curva crescente e caminhando para se tornar uma referência no setor elétrico. Que sejamos exemplos ao acreditar e divulgar o programa, fortalecendo nosso comprometimento com a casa".

A realização desse treinamento visa assegurar que FURNAS esteja em conformidade com os dispositivos do Decreto 8.420/2015 e artigo 9º da Lei das Estatais (13.303/2016).
 

Por: Eleonora Brazão