Participantes do Curso Cuidador celebram Dia Internacional do Idoso

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


Antigos alunos, professores e pessoas interessadas no Curso Cuidador, atividade de capacitação gratuita para formação de mão de obra, se encontraram na terça-feira (1/10), no auditório do 8º andar do Bloco B, para o painel Idoso: Cuidando do Cuidar. O evento foi promovido pela Gerência de Responsabilidade Sociocultural de FURNAS para celebrar o Dia Internacional do Idoso. A companhia oferece o curso desde 1997, e já formou mais de três mil alunos.

Em um clima informal, 30 pessoas trocaram experiências e contaram suas histórias. "Tinha a experiência, mas não tinha a técnica. E o curso me deu. Já acompanhava uma pessoa idosa há nove anos. Após o curso, cuidei de um cadeirante. Estou aqui para aprender ainda mais", contou Esmeraldina de Fátima Silva.

Participantes de diversas turmas estavam presentes para compartilhar seus relatos. Valéria da Silva se formou no Curso Cuidador em 2000 e o indicou para duas irmãs. "Cuidar de alguém é identificação e entrega. Eu fiz amizades e criei oportunidades de trabalho desde que me formei. Quero fazer o curso novamente, para me reciclar, porque deve ter muita coisa nova", disse.

Já Cláudia da Rocha Ferreira participou da turma do ano passado por um motivo particular: cuidar da mãe, que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). "Fiquei encantada e quero trabalhar como cuidadora agora", contou Cláudia, que atualmente é costureira.

"Fiquei muito feliz ao receber pessoas de turmas de diversas épocas. Há uma demanda crescente para cuidadores e FURNAS cumpre seu papel social ao ofertar o curso, que dá um olhar humanizado para quem passa por ele", detalha Claudia Tenório, assistente social de FURNAS.

Uma nova turma do Curso Cuidador será aberta ainda este ano. A Gerência de Responsabilidade Sociocultural faz cadastro de pessoas interessadas pelos telefones (21) 2528-2593 e 2528-3811.

A organização do encontro atende ao "Princípio 3.1" da Política de Responsabilidade Social da empresa - "Assegurar, em suas ações empresariais e junto a seus públicos de interesse, o respeito aos direitos humanos e sua promoção". A iniciativa está alinhada ainda aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3 (Saúde e Bem-Estar), 4 (Educação de Qualidade) e 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico).


Origem e significado

O Dia do Idoso foi instituído por iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), em 1991, visando tratar dos direitos dos idosos e criar espaços de debate sobre a importância de preservar o respeito e a dignidade dessas pessoas.
 

Por: Marcelo Tavela