Bicicletas garantem agilidade dos trabalhos na Hidrelétrica Santo Antônio

Publicado em:
Crédito: Santo Antônio Energia


Bicicletas estão agilizando os trabalhos dos operadores da Hidrelétrica Santo Antônio que precisam percorrer várias vezes ao dia as longas galerias da parte interna da usina. Os veículos vieram para reforçar o trabalho dos triciclos que já estavam sendo usados pelos operadores da hidrelétrica desde o ano passado com o mesmo objetivo.

As bicicletas são usadas nas ciclovias das galerias elétrica, mecânica e na subestação blindada da usina, ajudando os operadores que se deslocam para as inspeções e manobras dos equipamentos. O operador Luís Silva está satisfeito com a novidade. "As bicicletas são essenciais no meu trabalho, afinal, a maior galeria tem cerca de 700 metros de comprimento e passamos por ela várias vezes ao dia. Agora,  nosso tempo gasto com deslocamento diminuiu cerca de 70%", explica.

Principal acionista, com 39% de participação, FURNAS construiu com seus parceiros a usina no rio Madeira, em meio à floresta amazônica e a 7 km do centro da capital Porto Velho (RO). A geradora entrou em operação em 30 de março de 2012 e, atualmente, conta com 50 turbinas em operação comercial, totalizando 3.568 MW de potência instalada. Este bloco de energia atende ao consumo de mais de 45 milhões de pessoas.

A produção da Hidrelétrica Santo Antônio beneficia tanto os consumidores locais quanto aqueles localizados nas demais regiões do país. Isto porque, a usina está conectada ao SIN (linha de 500 kV de Cuiabá) e também abastece o sistema Acre-Rondônia (atende por 40% do consumo total dos dois estados).
 

Por: Luiz Fajardo