Projeto de P&D inspeciona vertedouros de usinas de FURNAS

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


A equipe participante do projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) Estudo de Concreto para Superfícies Hidráulicas realizou, na semana passada, a segunda rodada de inspeções em vertedouros de hidrelétricas de FURNAS. O grupo visitou as usinas de Batalha (GO/MG) e Serra do Facão (GO) nos dias 23 e 24 de outubro. A primeira rodada ocorreu entre 30 de setembro e 4 de outubro, nas usinas implantadas na Bacia do Rio Grande (Furnas, Luis Carlos Barreto de Carvalho, Mascarenhas de Moraes, Porto Colômbia e Marimbondo).

As inspeções têm como objetivo avaliar as condições das superfícies de concreto dos vertedouros e levantar o histórico de manutenções realizadas para um direcionamento dos estudos a situações reais de barragens. Com isso, os técnicos pretendem aumentar a aplicabilidade dos resultados da pesquisa aos empreendimentos.

O trabalho faz parte da etapa de levantamento de campo do projeto de P&D, proposto por FURNAS – por meio da Gerência de Serviços e Suporte Tecnológico –em cooperação com a Foz do Chapecó Energia. A iniciativa é coordenada por FURNAS.

Participaram das visitas a Batalha e Serra do Facão o consultor Selmo Chapira Kuperman; o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Giulian Marques; e os engenheiros de FURNAS Alba Valéria Brandão Canellas, da Divisão de Tecnologia em Engenharia Hidráulica; Luciana dos Anjos Farias, da Divisão de Tecnologia em Engenharia Civil; e Marco Aurélio Lima Cupertino, da Divisão de Instrumentação e Suporte Tecnológico.
 

Por: Leonardo Cunha