Inteligência Artificial e Indústria 4.0 debatidas em encontro no Centro de Capacitação Tecnológica

Publicado em:
Crédito: Daniela Monteiro


Foi realizada no auditório do Centro de Capacitação Tecnológica (CCT), em Jacarepaguá (RJ), a palestra Tecnologia, Empreendedorismo, Desafios e Motivação. O tema foi apresentado por Luiz Eduardo Ganem Rubião, engenheiro formado pelo Instituto Militar de Engenharia e mestre em Controle de Processos pela Coppe-UFRJ.

O encontro reuniu cerca de 80 colaboradores das diretorias de Engenharia, Meio Ambiente, Projeto e Implantação de Empreendimentos; Operação e Manutenção; Gestão de Novos Negócios e de Participações; e Administração. Durante toda a manhã foram abordados assuntos como Inteligência Artificial, Automação de Processos e Indústria 4.0.

Inteligência Artificial é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas. A Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados. Utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem.

A reunião foi aberta pelo superintendente de Empreendimentos de Transmissão, Victor Hugo Goes Ricco, seguido do gerente de Implantação de Obras Sudeste, Luciano Roberto Barbosa.

Em sua apresentação, Rubião levou os participantes a refletirem sobre os desafios enfrentados por FURNAS, pelo setor elétrico, como se integrar a essa revolução e se reinventar. O engenheiro ainda estimulou a plateia a questionar se, num futuro próximo, a máquina vai superar o homem.

Tecnologia, Empreendedorismo, Desafios e Motivação já foi apresentada por Rubião em várias empresas do Brasil e exterior. Nessas ocasiões, o engenheiro destacou os desafios e oportunidades que a transição para a Indústria 4.0 vem criando e como ser protagonista neste processo, ganhando competitividade, qualidade e eficiência.  

A palestra marcou o início das atividades deste ano no CCT. Os treinamentos que lá são realizados têm foco em linhas de transmissão, subestações, equipamentos, inovação tecnológica, legislação e destinam-se aos públicos interno e externo, empresas do Brasil e exterior. Dentre eles, destacam-se:

Em agosto:

  • 05 a 09/8: LT Topografia
  • 14 e 15/8: Empreendimentos de Transmissão – Gestão, Fiscalização, Controle e Cumprimento dos Prazos
  • 19 a 23/8: LT – Montagem de Estruturas

Em setembro:

  • 09 a 13/9: SE – Solos e Terraplenagem
  • 23 a 27/9: LT – Lançamento de Cabos

Em outubro:

  • 07 a 11/10: SE – Obras Civis
  • 22 a 24/10: LT – Planejamento, Orçamento, Medição e Controle

Em novembro:

  • 04 a 08/11: SE – Montagem Eletromecânica
  • 19 a 22/11: SE – Tecnologia do Concreto
     
Por: Magda Nunes Rocha