FURNAS implementa biodigestor em assentamento rural de Goiás

Publicado em:
Biodigestor melhora a qualidade ambiental do Assentamento Dom Roriz, em Minaçu (GO) / Crédito: Daniel Nascimento


FURNAS construiu no assentamento rural Dom Roriz, em Minaçu (GO), um biodigestor caseiro para produção de gás de cozinha por meio da fermentação de substrato líquido produzido a partir de dejetos de animais. O equipamento foi implantado pelo projeto Linha do Conhecimento: Saberes, Convivência e Transformação, parte integrante do Programa de Educação Ambiental (PEA) da linha de transmissão Norte Sul I, em atendimento à primeira renovação de sua Licença de Operação. 

Por meio de tecnologias sociais de baixo custo e fácil aplicação, foram também instalados no assentamento um sistema de captação de água de chuva, irrigação por gotejamento, hortas comunitárias e uma fossa séptica. O PEA realizou, ainda, oficinas pedagógicas de organização comunitária no Dom Roriz e no reassentamento Cana Brava, também em Minaçu (GO).

De acordo com Ronaldo Santos, analista ambiental da Gerência de Gestão dos Meios Socioeconômico e Cultural de FURNAS, as tecnologias sociais poderão ser replicadas pelos participantes em suas próprias casas. "A ideia principal é despertar atitudes ambientais voltadas à preservação. Com a instalação da fossa séptica, o lençol freático deixa de ser contaminado. A utilização do biogás reduz o desmatamento e produz biofertizantes, e a captação de água da chuva permite o seu armazenamento e reutilização na horta comunitária com irrigação por gotejamento".

Segundo Santos, foram beneficiadas 152 famílias das duas localidades. Participaram também do projeto, educadores e alunos do ensino médio de técnicas agrícolas da Escola Estadual Rural Santo Antônio do Cana Brava.

As oficinas pedagógicas abordaram temas como incentivo à agroecologia, doenças do homem e da mulher, saúde, água, biodiversidades, energia, e capacidade de geração do biodigestor na utilização do biogás.

Para a realização do projeto, a empresa contou com o apoio da Prefeitura de Minaçu, que cedeu técnicos para a realização das oficinas e máquinas para a escavação do terreno onde se localiza o biodigestor. 

O projeto Linha do Conhecimento: Saberes, Convivência e Transformação é uma continuidade do projeto Cultivando Ideias, a Sustentabilidade Gota a Gota,  desenvolvido por FURNAS  nos anos de 2017 e 2018.
 

Por: Leonardo Cunha