FURNAS participou de seminário internacional do TCU

Evento ressaltou a importância da prevenção em barragens

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou, nos dias 11 e 12 de novembro, o Seminário Internacional sobre Segurança de Barragens, que aconteceu na sede da instituição em Brasília. O evento contou com o apoio técnico da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Agência Alemã de Cooperação (GIZ).

FURNAS foi representada no encontro pelo Superintendente de Empreendimentos de Geração, Rodrigo Junqueira Calixto, pelo gerente da Gerência de Geotecnia e Segurança de Barragens, Alexandre Pelissari, e pelo gerente da Divisão  de Instrumentação e Suporte Tecnológico, Carlos Antônio Reis da Silva. No dia 11, à tarde, no Painel dos Empreendedores, foi apresentada a experiência da empresa na Gestão da Segurança de Barragens ao longo de seus 62 anos de atividades, contemplando recentes melhorias no processo, além dos desafios para os próximos anos.

Na abertura dos trabalhos o ministro do TCU Augusto Nardes ressaltou a importância de as três esferas de governo atuarem conjuntamente nesta questão. "Estamos aqui hoje porque a prevenção é muito importante para que se possam evitar tragédias como a que aconteceu recentemente no Brasil, em Brumadinho".

Estiveram presentes à cerimônia de abertura o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal de Oliveira, o secretário-geral de Controle Externo do TCU, Paulo Wiechers, e o secretário de Infraestrutura Hídrica, de Comunicações e de Mineração do TCU, Uriel de Almeida Papa, além de especialistas, técnicos, servidores, dirigentes e representantes da Agência Nacional de Águas, da Agência Nacional de Mineração e de delegações estrangeiras, como a do Chile e a da Argentina.
 

Por: Luiz Fajardo