FURNAS participa de livro sobre recuperação ambiental com técnicas de bioengenharia

A obra destaca os Planos de Recuperação de Áreas Degradadas aplicados a usinas e áreas de linhas

Publicado em:


A obra destaca os trabalhos realizados nos empreendimentos de FURNAS, Cemig e Chesf, dentre outras, que permitiram, com a visão inovadora de seus profissionais, a utilização de Técnicas de Bioengenharia de Solos no Controle de Erosão e Recuperação de Áreas Degradadas em Empreendimentos do Setor Elétrico Brasileiro.

O título do livro faz jus à magnitude do trabalho, realizado com o apoio da Superintendência de Empreendimentos de Geração, e que contou com a participação do engenheiro Marco Antônio da Silva Ramidan, da Gerência de Geotecnologia e Segurança de Barragem, por meio de acervo próprio, e das gerências de Linha de Transmissão, de Projetos de Linhas de Transmissão, Estudos de Sistema e Ornamentação, de Serviços e Suporte Tecnológico e de Meio Físico e Biótico.

A obra descreve as ações para a estabilização e recuperação ambiental com a utilização daquelas técnicas, realizadas desde a década de 1990. A publicação destaca os Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADs) aplicados nas usinas hidrelétricas de Itumbiara (MG/GO), Simplício (MG/RJ) e Funil (RJ), as erosões nas áreas das linhas de transmissão e os produtos e intervenções desenvolvidos para seu controle em taludes e margens de reservatórios. 

O livro contou, também, com o suporte das universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e Viçosa (UFV), entidades americanas como Spelman College (Atlanta) e California State University Los Angeles (Pasadena), e fez parte do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)/Cemig GT/2018.
 

Por: Magda Nunes Rocha