FURNAS apoia campanha de combate à violência contra a mulher

Exposição de fotos na sede da empresa inicia atividades

Publicado em:


A campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres que no Brasil, se inicia no dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) é utilizada por ativistas em todo o mundo como uma estratégia de combate a todas as formas de violência de gênero. Em FURNAS, o reforço da campanha será marcado pela exposição de fotos na sede da empresa, a partir do início de dezembro.

As outras datas do movimento são: 

25/11: Dia Internacional da Não-Volência contra as Mulheres

Declarado em homenagem a "Las Mariposas", codinome utilizado em atividadesclandestinas pelas irmãs Mirabal, heroínas que tiveram a coragem e força de se opor à ditadura de Rafael Leônidas Trujillo, na República Dominicana, uma das mais violentas da América Latina. Minerva, Pátria e Maria Tereza foram brutalmente assassinadas em 25 de novembro de 1960.

06/12: Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (Laço Branco)

Quatorze mulheres, estudantes da Escola Politécnica de Montreal foram assassinadas, pelo simples fato de serem mulheres e estarem frequentando a escola de engenharia. O massacre tornou-se símbolo da injustiça contra as mulheres e inspirou a criação da Campanha do Laço Branco, mobilização mundial de homens pelo fim da violência contra as mulheres. 

10/12: Dia Internacional dos Direitos Humanos

Celebra a adoção, em 1948, pela Organização das Nações Unidas (ONU), da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), código ético e político do século XXI voltado à proteção dos direitos fundamentais. O documento nasceu em resposta à violência praticada pelos nazistas contra judeus, comunistas e ciganos e às bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos sobre Hiroshima e Nagazaki, no Japão, matando milhares de civis.
 

Por: Luiz Fajardo