Subestação de Araraquara celebra 43 anos

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS
Subestação de Araraqura: elo entre os subsistemas Sul e Sudeste do SIN

 

Localizada no interior do estado de São Paulo, a Subestação Araraquara comemorou 43 anos de operação. Ela foi concebida inicialmente para o escoamento de energia gerada pela Usina de Marimbondo (MG/SP), por meio da primeira linha de transmissão em 500 kV do país.

A subestação possui, hoje, sete linhas de transmissão, sendo quatro de propriedade de FURNAS: duas interligam a unidade à Subestação de Marimbondo 2, uma à Subestação Poços de Caldas (MG) e outra à Subestação Campinas (SP). 

De propriedade da State Grid, duas linhas conectam a Subestação Araraquara à Subestação Araraquara 2 (onde chega a energia do Complexo do Madeira). Já pertencente à Taesa, há uma linha de conexão à Subestação de Assis (SP).

O empreendimento é um importante elo entre os subsistemas Sudeste e Sul do Sistema Interligado Nacional (SIN). 

Modernizações da Subestação Araraquara começaram em 2011, com a substituição dos relés de proteção. Em 2016, foi finalizado o projeto Sistema Nacional de Observalidade e Controlabilidade (Sinocon), permitindo a operação via telecomando da unidade. 

No ano passado, ocorreu a modernização do serviço auxiliar de 13,8 kV, agregando maior confiabilidade à operação de Araraquara e permitindo sua teleassistência pela Divisão de Centro de Operação Minas, a partir de janeiro.
 

Por: Beatriz Veloso