Processos erosivos são tema de palestra no Crea Goiás

Engenheira de FURNAS apresenta trabalho iniciado em 2010

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


A engenheira civil da Gerência de Suporte Tecnológico,  Marta Pereira da Luz, proferiu na última terça-feira (26/11) a palestra "Processos erosivos em margem de reservatório: causas, consequências e tratamento", no auditório do Crea Goiás (GO), encerrando o ciclo 2019 da parceria entre FURNAS e a instituição.

A iniciativa visou conscientizar o meio técnico e acadêmico sobre as implicações da presença de processos erosivos em reservatórios de usinas hidrelétricas. "Foi uma ótima oportunidade para falarmos sobre as possíveis soluções para lidar com essa questão em taludes e nas margens dos empreendimentos de geração de energia", comentou Marta Luz.   

A palestra revelou dados inéditos sobre a pesquisa iniciada em 2010 pela Gerência de Suporte Tecnológico,, possibilitando aos presentes conhecer os resultados da aplicação, em escala real, dos protótipos implantados nas usinas de FURNAS e os resultados laboratoriais.    

Estiveram presentes ao encontro, o presidente do Crea Goiás, engenheiro Francisco de Almeida, o gerente da Divisão de Tecnologia em Engenharia Civil de FURNAS, Alexandre de Castro Pereira, profissionais da área geotécnica, estudantes de graduação e pós-graduação das principais instituições de ensino daquele estado.
 

Por: Magda Nunes Rocha