Usina de Serra da Mesa atinge a maioridade

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS
Vista aérea da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa

 

Com três unidades geradoras, que totalizam 1.275 MW  e operam como elo da Interligação Norte-Sul, a UHE Serra da Mesa completa hoje (17/04) 21 anos. O empreendimento é indispensável ao atendimento do mercado de energia elétrica do Sistema Interligado Sul/Sudeste/Centro-Oeste e pela ligação entre esse sistema e o Norte / Nordeste.

Situada no curso principal do rio Tocantins, no Município de Minaçu (GO), a 1.790 km de sua foz, seu reservatório é o maior do Brasil em volume de água, com 54,4 bilhões de m³, e uma área de 1.784 km².

A usina acrescenta ganhos energéticos relevantes ao sistema interligado (6.300 GW/ano), a um custo de geração bastante competitivo. Além disso, a regularização do rio, promovida por sua barragem, proporciona ganhos diretos sobre as usinas localizadas a jusante, em particular a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará.

Serra da Mesa Energia S.A. foi a empresa vencedora do Processo de Seleção de Parceiros com a responsabilidade da conclusão da obra, recebendo, em contrapartida, 51,54% da energia produzida pela usina.

A FURNAS coube o gerenciamento do empreendimento, bem como a responsabilidade pela operação, dada a sua larga experiência em grandes obras.

Parabéns a todos os que trabalham e operam  a UHE Serra da Mesa.
 

Por: Behula Spencer