Projeto de P&D analisa riscos na geração e transmissão de energia

Disponível para testes, programa de computador ajuda a prevenir acidentes

Publicado em:
Sohler apresentou resultados de pesquisa que desenvolveu modelos para avaliação de riscos em empreendimentos / Crédito: Teresa Travassos


O engenheiro Flavio Sohler, da Gerência de Serviços e Suporte Tecnológico, apresentou o resultado final do trabalho "Análise e Previsão da Matriz Analítica de Riscos em Projetos de Transmissão e Geração de Energia", na última quinta-feira (28/11), no Escritório Central de FURNAS. Trata-se de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que originou um programa de computador com oito modelos para calcular a probabilidade de riscos em empreendimentos de diferentes tipos, auxiliando na prevenção de acidentes.

Sohler iniciou o desenvolvimento do projeto em 2015, com apenas um modelo. A partir do seu trabalho de pós-doutorado e a parceria com o professor José Roberto Ribas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a pesquisa foi ampliada para oito modelos diferentes, aplicáveis em diferentes áreas de atuação de FURNAS. Ribas acompanhou Sohler na apresentação.

"O projeto foi sendo aprimorado no últimos quatro anos, e deu base para artigos técnicos e apresentações em congressos. Sua continuidade envolve testar a viabilidade em empreendimentos eólicos e fotovoltaicos", prevê Sohler.

Os oito modelos são:

Método Eletrobras Furnas de Análise Semiquantitativa de Riscos (baseado na Lei de Segurança de Barragens 12.334/2010);

  • Localização-Causa-Indicador (LCI);
  • Análise da Criticidade do Modo de Falha e seu Efeito (FMECA);
  • Análise da Árvore de Eventos (ETA);
  • Contingenciamento de Custos do Projeto;
  • Matriz Qualitativa de Riscos;
  • Processo Hierárquico Analítico Fuzzy (FAHP);
  • Monitoramento de Riscos Geotécnicos.

A apresentação foi transmitida por teleconferência para a sede da Eletrobras e para outras empresas da holding, incluindo Eletronorte, Eletrosul e Chesf. Além do sistema computacional, a iniciativa desenvolveu quatro manuais de utilização e também aprimorou o conteúdo do Curso de Gestão e Modelos de Risco para Empreendimentos de Geração e Transmissão oferecido por FURNAS e ministrado por Sohler, até o momento, tanto na empresa quanto para a Eletrobras e Chesf. 

O projeto será patenteado, mas já está disponível para utilização em FURNAS. Interessados podem entrar em contato com a GST.E e solicitar acesso ao programa.
 

Por: Marcelo Tavela