Programa de reciclagem de FURNAS coleta 1,4 tonelada de lixo eletrônico

Entrega do material é feita na Cooperativa Amigos do Meio Ambiente

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


Em outubro do ano passado, FURNAS implantou em seu edifício sede, em Botafogo, pontos de coleta de lixo eletrônico com o objetivo de conscientizar seus colaboradores a descartar corretamente esse tipo de resíduo. A iniciativa, que ganhou o nome de Eco Eletro, integra o Programa Coleta Seletiva Solidária da empresa e recolheu em 1 ano cerca de 1,4 tonelada de equipamentos, como telas de computador, teclados, aparelhos de DVD, secretárias eletrônicas, cabos de energia, telefones celulares, impressoras e outros materiais pertencentes a colaboradores da empresa.

Todo o lixo eletrônico coletado está sendo entregue à Cooperativa Amigos do Meio Ambiente (Coopama), gerando renda aos catadores de materiais recicláveis. A Coopama é composta de 22 cooperados, que trabalhavam no lixão de Gramacho, em Duque de Caxias (RJ), e hoje lidam com nove tipos diferentes de resíduos recicláveis em um espaço coberto e seguro em Maria da Graça (RJ), prestando consultoria para empresas e condomínios. Em oito anos de existência, a Coopama reciclou mais de oito mil toneladas de resíduos

Segundo a coordenadora do programa Eco Eletro, Maristella Altomar Racero, da Gerência de Responsabilidade Sociocultural de FURNAS, a reciclagem de lixo eletrônico atendeu uma demanda dos próprios empregados. "A participação é voluntária. O descarte incorreto dos materiais eletrônicos pode causar danos ao meio ambiente e à saúde humana, já que ele contém substâncias químicas em suas composições que podem acarretar contaminação de solo e da água” lembra Maristella.

O projeto faz parte do Programa A3P, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente da qual FURNAS é parceira e que tem por objetivo promover uma agenda ambiental na administração pública, incentivando essas instituições a adotarem práticas de sustentabilidade nas suas atividades rotineiras, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

Com a reutilização do resíduo eletrônico, a Coopama está produzindo placas de LED para iluminação, que já permitiram reduzir em R$ 1.500 reais mensais a conta de luz da instituição. Os painéis são feitos a partir das telas quebradas das televisões, de onde são retiradas as placas (mãe e touch) e os LEDS, utilizados na criação da nova iluminação. A cooperativa está comercializando as placas recicladas para o público em geral, sendo mais uma fonte de renda.
 

Por: Fernanda Pontual