Integridade Itinerante encerra seu primeiro ciclo na Subestação de Jacarepaguá

Programa fortalece a cultura da ética e integridade em FURNAS

Publicado em:
Os atores Arthur Mosch e Karen Costa em ação em esquete que apresenta o Sistema da Integridade / Crédito: Lucas Veiga


Com a participação de representantes da Superintendência de Gestão de Conformidade e Riscos, Auditoria, Ouvidoria e Comissão de Ética, o Programa Integridade Itinerante encerrou ontem (17), na Subestação de Jacarepaguá (RJ), o seu primeiro ciclo.

A iniciativa dissemina conhecimentos sobre o Programa de Integridade denominado "Eletrobras 5 Dimensões" e o Código de Conduta Ética e Integridade das Empresas Eletrobras. Os conteúdos são trabalhados de maneira lúdica, por meio de esquetes teatrais. Após as apresentações, um bate papo com os gestores das unidades que compõem o sistema e empregados de FURNAS aprofunda as informações. Além de Jacarepaguá, os eventos ocorreram na Usina de Furnas (MG), Subestação de Foz do Iguaçu (PR), Gerência de Serviços e Suporte Tecnológico (GO) e Subestação de Mogi das Cruzes (SP).

De acordo com a superintendente de Gestão de Conformidade e Riscos, Fernanda Ornelas, o Integridade Itinerante está alinhado ao Programa de Integridade Eletrobras 5 Dimensões, já que uma dessas dimensões trata exatamente da comunicação e treinamento dos colaboradores como forma de promover uma mudança cultural, elevando o padrão ético nos negócios.

"Desvios éticos e de conduta não são mais tolerados na empresa", declarou a executiva. Em sua participação no talkshow, ela abordou o recebimento de brindes por colaboradores, com valor limitado a R$ 100,00; a atuação do compliance na gestão de contratos e o novo treinamento on-line sobre Ética e Integridade que deve ser realizado pelos colaboradores até 31 de  janeiro de 2020.

Respondendo a uma pergunta da plateia, a ouvidora Fernanda Lagrotta explicou que os serviços prestados pelo órgão abrangem todos os colaboradores de FURNAS, inclusive os terceirizados. "A Ouvidoria é responsável pelo relacionamento da empresa com todos os seus públicos de interesse", afirmou, acrescentando que a unidade atua na mediação de conflitos, de forma imparcial e a garantir o sigilo das manifestações, como reclamações, sugestões, elogios e solicitação de providências.
 


Colaboradores assistem a talk show sobre temas como ouvidoria, ética, auditoria interna, compliance e segurança da informação

Também presente ao evento, o presidente da Comissão de Ética, Bernardo Braga, diferenciou assédio moral de outros comportamentos prejudiciais à qualidade das relações de trabalho. “O assédio moral caracteriza-se por ser uma agressão psicológica intensa, repetitivo e prolongado no tempo”, discorreu. Outra questão levantada por Braga foi o Conflito de Interesses. Gerado pelo confronto entre interesses públicos e privados que comprometem o interesse coletivo, ele influencia, de maneira imprópria, os empregados ou dirigentes da empresa no desempenho de suas funções.

Júlio Guedes das Chagas, gerente de Segurança da Informação, destacou durante o Integridade Itinerante os preparativos da empresa para se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrará em vigor em agosto do próximo ano. A lei tem o objetivo regulamentar o tratamento de dados pessoais, bem como fortalecer a proteção da privacidade dos usuários. De acordo com Chagas, a companhia realiza um inventário de seus ativos de informação, em atendimento aos requisitos da LGPD.
 


Gerentes do Polo Rio participaram de reunião com a equipe do Sistema da Integridade

Representando a Auditoria Interna, Reginaldo Porto, da Gerência de Atendimento de Órgãos de Controle, destacou que o órgão atua como a terceira linha de defesa do Sistema da Integridade. Informou também que uma das funções da Auditoria Interna é a avaliação dos controles internos para que os gestores e administradores possam adotar medidas corretivas a partir dos relatórios produzidos pelos técnicos. A Auditoria também atua no relacionamento com órgãos de controle externo, como GCU e TCU.
 

Por: Leonardo Cunha