FURNAS contribui para a manutenção de normas brasileiras em mecânica dos solos

Engenheira da Divisão de Tecnologia em Engenharia Civil consolida as atividades de revisão das normas de ensaios

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


No dia 19 de dezembro de 2019, reuniu-se em São Paulo, na sede da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o grupo de trabalho da CEE 221 - Comissão de estudo Especial de Solos, composto por representantes de empresas e universidades, para deliberar sobre a revisão da NBR 10838 (Solo - Determinação da massa específica aparente de amostras indeformadas com emprego da balança hidrostática). 

A engenheira civil da Divisão de Tecnologia em Engenharia Civil, Marta Pereira da Luz, que representa o laboratório da Gerência de Serviços e Suporte Tecnológico de FURNAS, é a responsável do grupo por consolidar as atividades de revisão das normas de ensaios de Mecânica dos Solos. 

Na mesma reunião avançou-se na elaboração do Texto-base 221:000.000-001: Solo - Prova de carga estática em fundação profunda, que contemplará o conteúdo técnico revisado da ABNT NBR 12131:2006 (Prova de Carga estática - Método de ensaio).

O grupo tem garantido importantes avanços na manutenção de normas na área Geotécnica desde 2016, com esforços para manter as normas atualizadas e vigentes.
 

Por: Fabio Lannes