Furnas conclui atualização e manutenção da instrumentação da barragem do APM Manso

Estrutura conta com inspeções regulares, garantindo sua segurança

Publicado em:


Técnicos da Gerência de Serviços e Suporte Tecnológico de FURNAS, em Goiânia (GO), concluíram os serviços de atualização, instalação e manutenção da instrumentação da barragem da Usina de Manso (MT), garantindo a disponibilidade e a confiabilidade do empreendimento. Na barragem de Manso, estão instalados cerca de 100 instrumentos de auscultação civil (piezômetros, medidores de nível d’água, medidores de vazão, medidores triortogonais de juntas e marcos de referência superficiais), inspecionados regularmente pelos técnicos da empresa que, sempre quando necessário, realizam a sua manutenção. 

 A instrumentação tem por objetivo monitorar o comportamento da estrutura ao longo do tempo e de forma sistemática, por meio da leitura de instrumentos instalados na barragem. Os serviços foram executados em medidores de vazão, que aferem o fluxo de água oriundo da drenagem interna da barragem e o movimento dessa água pelas fundações das estruturas de concreto. Também foram verificados os piezômetros, que medem a pressão da água no corpo da barragem, fundação e ombreiras. 

O Gerente Carlos Reis, da Divisão de Instrumentação e Suporte Tecnológico de FURNAS, destacou que esses serviços fazem parte do Planejamento dos Serviços de Segurança de Barragens e Instrumentação, elaborado anualmente com base nos Relatórios de Inspeção Técnica, emitidos pela Gerência de Geotecnia e Segurança de Barragens da empresa, em atendimento à Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010), regulamentada no Setor Elétrico por resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Anualmente, a Gerência de Geotecnia e Segurança de Barragens elabora os relatórios de estudo de comportamento, a partir das leituras obtidas nos instrumentos mencionados, e de inspeção técnica, atestando as condições de estabilidade das estruturas civis da barragem e dos Diques Auxiliares.
 

Por: Leonardo Cunha