Equipe de engenheiros de FURNAS faz visita técnica à CHESF

Foram discutidas oportunidades para execução de projetos conjuntos para prospecção e desenvolvimento de pesquisas

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


Colaboradores da Superintendência de Empreendimentos de Geração e da Assessoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da CHESF realizaram, nos dias 20 e 21 de janeiro, em Petrolina-PE, um encontro técnico para avaliar futuras parcerias entre as empresas. A ideia é desenvolver pesquisas ligadas a empreendimentos de geração de energias renováveis.

Foi realizada uma visita técnica à planta fotovoltaica flutuante instalada no reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho e ao Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (CRESP). Este centro de pesquisa da CHESF possui um parque fotovoltaico em plena produção, com potência instalada de 2,5 MWp, além de instalações prediais para receber pesquisadores de todo o país.

Durante os dois dias foram discutidas oportunidades de aproveitamento do grande potencial existente para execução de projetos conjuntos, sobretudo pesquisas envolvendo energia fotovoltaica, energia eólica, hibridização das fontes geradoras e sistemas de armazenamento, todos temas relevantes para o desenvolvimento das duas empresas e, recorrentemente, demandados em suas chamadas públicas de P&D+I.
 

Por: Fabio Lannes