Pareceres Financeiros Digitais é primeira ação do programa Furnas Digital a ser 100% implementada

Novo procedimento agilizou o processo de análise e emissão de pareceres e promoveu a diminuição do consumo de papel e impressões

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


O Projeto Pareceres Financeiros Digitais, que integra a primeira fase do Programa Furnas Digital de FURNAS, teve sua implantação finalizada em dezembro passado. Nos últimos quatro meses de 2019, a Gerência de Estudos Financeiros de FURNAS já emitiu mais 400 pareceres no novo formato.

"A gerência emitia uma média de 1.500 pareceres anuais, gerando um grande volume de documentos impressos. Além disso, ainda tínhamos que manter um espaço físico, na sede de FURNAS, para o arquivo dos pareceres mais recentes, e um espaço em Jardim América, no Rio de Janeiro, para os arquivos mais antigos. A emissão digital otimizou o tempo dos colaboradores, agilizou os processos e diminuiu drasticamente a utilização de papel e o número de impressões", afirma Fernando Barreto, gerente de Estudos Financeiros da empresa.

Todos os pareceres emitidos no formato digital passaram a ser arquivados em um repositório de documentos digitais, com acesso por todos os colaboradores da área.

Outro ponto positivo do projeto é em relação à segurança da informação. Não há mais o manuseio dos processos em papel sobre as mesas dos colaboradores, e sim o acesso digital ao documento, feito por meio de monitores duplos, que facilitam a leitura dos documentos para a emissão dos pareceres.

"Ter o projeto incluído na primeira fase do Furnas Digital, por iniciativa da colaboradora Alessandra de Barros Correia, e sua implantação ratificada pela diretoria de FURNAS foi muito importante. Tivemos a certeza de estar no caminho certo", finalizou Barreto.


Furnas Digital
 

O Furnas Digital é a principal ação da empresa para digitalizar e integrar processos internos e promover a redução do uso de papel. A primeira fase do programa aprovou a implantação de 11 projetos que, se bem sucedidos, proporcionarão uma economia de mais de 1 milhão de reais para FURNAS em 2020.
 

Por: Fabio Lannes