FURNAS desmente boatos sobre a Usina de Itumbiara

Empresa mantém rigoroso protocolo de segurança de barragens

Publicado em:
Crédito: AC Júnior


FURNAS esclarece que não existe qualquer risco de transbordamento e ruptura da barragem da Usina Hidrelétrica de Itumbiara (MG/GO). A informação veiculada em programa de rádio e compartilhada em grupos de whatsapp e redes sociais de que a usina está em estado de atenção é falsa.

A empresa mantém rigoroso protocolo de segurança de barragens, de acordo com a legislação vigente, e realiza monitoramento constante de suas hidrelétricas. As estruturas da usina encontram-se em perfeitas condições de operação, não havendo risco para a integridade do empreendimento e, consequentemente, para a segurança da população dos municípios vizinhos.

Saiba mais sobre a segurança das barragens de FURNAS.

O reservatório de Itumbiara encontra-se atualmente na elevação 502,7 metros, o que representa um volume útil de 20,7%, tendo capacidade de armazenar as chuvas intensas previstas para os próximos dias sem comprometimento da segurança. 

Saiba mais sobre os níveis dos reservatórios do Sistema FURNAS.

Cabe ressaltar ainda que o recente estado de alerta emitido pela Agência Nacional de Mineração (ANM) diz respeito exclusivamente a barragens de mineração em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo.
 

Por: GCA.P