Vertedouro da Usina de Funil é aberto para controle do nível de reservatório

Manobra é um procedimento operacional previsto nesta época do ano em que há um maior volume de chuvas na região

Publicado em:
Crédito: Divulgação


FURNAS informa que o vertedouro da Usina de Funil foi aberto nesta quarta-feira (12), conforme despacho do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A manobra é um procedimento operacional previsto nesta época do ano em que há um maior volume de chuvas na região.

A Usina de Funil está operando normalmente conforme despacho do ONS, com uma vazão afluente (volume de água que entra na barragem) de 480 m³/s e vazão defluente (volume que sai) também de 480 m³/s, garantindo um nível seguro para o reservatório e áreas do entorno.

O nível do reservatório da Usina de Funil encontra-se atualmente na elevação 461,49 m, o que representa um volume útil de 70,55%. Projetada para atender ao conceito de usos múltiplos do reservatório e da água, a hidrelétrica de Funil atende à função de regularizar as vazões do rio Paraíba do Sul, contribuindo para reduzir os danos socioeconômicos em caso de cheias.

As usinas hidrelétricas brasileiras são componentes do Sistema Interligado Nacional e sua operação é planejada e programada pelo ONS. Os níveis dos reservatórios e a energia despachada são programados pelo ONS, responsável por operar o conjunto de reservatórios brasileiros de forma integrada, com o objetivo de garantir a segurança energética. A hidrelétrica de Funil possui três unidades geradoras, totalizando uma capacidade instalada de geração de 216 MW. Toda a energia produzida nas unidades geradoras brasileiras é enviada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que a distribui conforme a demanda.
 

Por: GCA.P